“Estão esperando morrer alguém para tomarem providências”, reclama vereador sobre a falta de manutenção na SC-477

por admin última modificação 08/03/2018 20h46
Renato Pike coloca em xeque qualidade da operação tapa-buracos realizada na rodovia e cobra ações do Governo do Estado; Outros vereadores também se manifestaram sobre o assunto

Transitar pela SC-477, entre Canoinhas e a BR-116, em Papanduva, está cada vez mais difícil devido à precariedade da rodovia. Buracos se acumulam em diversos pontos, se transformando em verdadeiras armadilhas para os transeuntes. “Desvia de um buraco e cai em outro”, frisou o vereador Renato Pike (PR), durante manifestação na sessão ordinária de segunda-feira, 27.

No intervalo de uma hora, na noite do último sábado, o vereador disse ter presenciado seis veículos parados ao longo da rodovia depois de terem os pneus ou rodas danificados pelos buracos. Fora isso, ele também chamou atenção para o risco de acidentes, cada vez mais eminente. “Estão esperando morrer alguém para tomarem providências”, reclamou.

Pike colocou em xeque a qualidade da operação tapa-buracos feita há pouco menos de um ano e cobrou medidas emergenciais por parte do Governo do Estado. “Quem sofrer algum dano, que entre na Justiça e cobre os custos do Estado”, falou.

Lembrou que em 2013, o então secretário de Estado da Infraestrutura, Valdir Cobalchinni, chegou a anunciar a data para o lançamento do edital de licitação para a recuperação da rodovia durante evento em Canoinhas. “Prometeu que a obra iniciava ainda aquele ano e até agora nada foi feito”, comentou.

Solicitou ainda que o secretário do desenvolvimento regional, Ricardo Pereira Martin, leve ao Governo do Estado o pleito que, segundo o vereador, é de interesse de toda a região. “Se for preciso, que tire fotos para mostrar ao governador que em alguns lugares são mais de 50 buracos num trecho de apenas um quilometro”, sugeriu, ao pedir uma participação mais efetiva do secretário e da estrutura funcional da SDR Canoinhas em favor da causa.

Outros vereadores também se manifestaram sobre as péssimas condições da rodovia e cobraram soluções.

João Grein (PT) disse ser favorável a proposta do deputado Antonio Aguiar (PMDB) e que sugere a federalização da rodovia. Até sua concretização, no entanto, defende a realização obras que garantam o mínimo de segurança para os transeuntes. “É um processo demorado, que pode levar até três anos e até lá alguma coisas precisa ser feita”, completou.

Vereador Paulo Glinski (PSD) classificou como vergonhosa a situação da rodovia. “Fizeram um tapa-buracos me engana que eu gosto”, alfinetou. Devido ao intenso fluxo de veículos leves e pesados e a importância dela no escoamento da produção agrícola da região, o vereador pediu que o Governo do Estado de uma solução definitiva para a SC-477.

Para Wilmar Sudoski (PSD), a responsabilidade de ter fiscalizado o tapa-buracos e de ter recebido o serviço concluído é do gerente de Infraestrutura da SDR Canoinhas. “Era essa pessoa deveria estar lá verificando e auxiliando o secretário”, ressaltou.

Já a vereadora Cris Arrabar (PT) falou que não acredita que a SDR Canoinhas consiga solucionar o problema da rodovia. “Quando existe um problema ou algo precisa ser feito, tem que ir a Florianópolis para se resolver. Não consigo ver efetividade nas ações das SDR’s”, finalizou.

Medidas

A Câmara Municipal de Canoinhas está encaminhando ao Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e ao governador do Estado, Raimundo Colombo (PSD), requerimentos solicitando a realização emergencial de operação tapa-buracos na rodovia. Os documentos levam a assinatura de todos os vereadores.

Em outro requerimento, mas de autoria do vereador Renato Pike (PR), a Câmara busca saber junto a SDR Canoinhas os valores gastos na última operação tapa-buracos na SC-477 e se há previsão de novos reparos