“Foi uma atitude nobre”, diz Fontana sobre destinação de recurso ao Hospital Santa Cruz

por admin última modificação 08/03/2018 20h46
Diretor administrativo da entidade diz que valor de R$ 500 mil garante temporariamente a continuidade dos serviços prestados à população; Dinheiro é proveniente das economias da Câmara de Canoinhas

Para o diretor administrativo do Hospital Santa Cruz, Derby Fontana, o valor de R$ 500 mil que será repassado à entidade, ainda esta semana, garante temporariamente a continuidade dos serviços prestados à população. “Nos dá um fôlego para os próximos três meses”, frisou, ao ocupar a tribuna da Câmara na noite de terça-feira, 21.

Fontana disse ter esperança de que pelo menos o Governo do Estado regularize, em breve, suas pendências financeiras com o hospital. A dívida é referente a atrasos no pagamento das cirurgias eletivas e dos atendimentos da rede de urgência e emergência. O repasse de valores não é feito desde outubro do ano passado. Cerca de 86% dos atendimentos prestados pelo hospital são via Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo ele, hospitais do Estado e do Brasil enfrentam uma crise financeira sem precedentes, motivada, principalmente, pela instabilidade econômica e política do Brasil. “Quando se trabalha no limite, qualquer situação de adversidade pode ocasionar a paralisação dos serviços”, comentou, ao mencionar as dificuldades enfrentadas para manter a entidade de portas abertas.

O sinal de alerta foi ligado já no início deste ano. Em março, o diretor do hospital disse ter procurado os vereadores e o prefeito municipal para expor a situação. No mês de abril a entidade começou a atrasar o pagamento de fornecedores, o que acabou comprometendo alguns dos serviços prestados. “Mesmo diante das dificuldades, todos que nos procuram são atendidos sem distinção”, acrescentou.

Em virtude da dívida do Governo do Estado com 47 dos 180 hospitais filantrópicos de Santa Catarina, que chega a R$ 50 milhões, a federação e associação dos hospitais, além de sindicatos e gestores ligados ao setor começaram a percorrer as regiões para debater o cenário e encontrar alternativas para a crise.

Através da iniciativa da direção do Hospital Santa Cruz, Canoinhas foi o segundo de seis municípios do Estado a receber os encontros. Durante reunião no plenário da Câmara, no dia 09 de junho, representantes de entidades ligadas ao setor trouxeram, às lideranças locais e regionais, o alerta de que grande parte dos hospitais catarinenses corriam o risco de fechamento, inclusive, o sediado em Canoinhas.

Com o objetivo de socorrer o hospital, vereador presidente Célio Galeski (PR) anunciou, naquela ocasião, que a Câmara manteria suspenso o edital de licitação para a construção da sua sede própria e anteciparia a devolução do duodécimo à prefeitura, a fim de que as sobras financeiras fossem destinadas à entidade. “Foi uma atitude nobre”, destacou Fontana, ao lembrar que a iniciativa serve de exemplo para outros municípios catarinenses.

O diretor ainda se pronunciou sobre outra subvenção social que o hospital receberá do município, no valor de R$ 200 mil, e que será aplicada no custeio dos serviços médicos do sobreaviso, permitindo assim os atendimentos até o final deste ano.

Agradecimento

O presidente do Hospital Santa Cruz, Artur Burgardt, também ocupou a tribuna da Câmara e agradeceu o apoio que a entidade vem recebendo dos vereadores e da prefeitura. “É a gratidão da administração, dos funcionários e da população que depende do nosso hospital”, ressaltou.

Disse que fora o atraso no pagamento dos serviços já prestados, a defasagem da tabela de procedimentos realizados via SUS e a suspensão das cirurgias eletivas influenciaram para o agravamento da crise. “Se precisar, voltaremos a pedir socorro”, alertou, ao citar que o recurso destinado pela Câmara e outros R$ 350 mil pelo município irão garantir a estabilidade financeira do hospital por poucos meses.