“Foi uma luta histórica”, diz Glinski sobre assinatura do contrato para a construção do novo Fórum

por admin última modificação 08/03/2018 20h46
Vereador enalteceu o empenho de juízes, do poder público municipal, de entidades, pessoas e da Câmara no processo de cobrança para que a Comarca de Canoinhas fosse contemplada

Na tribuna da Câmara, na noite de terça-feira, 14, vereador Paulo Glinski (PSD) celebrou a assinatura do contrato entre o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e a empreiteira Prumo Construtora e Incorporadora Ltda para a construção do novo Fórum da Comarca de Canoinhas. “Foi uma luta histórica”, disse, ao informar que o processo se arrastava há pelo menos dez anos.

O ato de assinatura aconteceu no mesmo dia, mas à tarde, tendo as presenças do presidente do TJSC, desembargador Nelson Schaefer Martins, do deputado Antonio Aguiar (PMDB), do juiz auxiliar da Presidência, canoinhense Silvio Franco e do representante da empresa vencedora no processo licitatório.

Glinski enalteceu o empenho de juízes, do poder público municipal, de entidades representativas da sociedade civil organizada e até de pessoas anônimas que, ao longo dos anos, participaram do processo de cobrança e levaram até à Presidência do TJSC a necessidade da Comarca em receber um novo Fórum. “Lutaram para que fosse resgatada uma divida histórica com a nossa Comarca, que é uma das mais antigas do Estado”, frisou.

Fez referência ao deputado Antonio Aguiar, o qual classificou com sendo um batalhador para que uma antiga reivindicação de magistrados, servidores do judiciário e da própria comunidade da região fosse atendida. “Temos de reconhecer a sua importância”, afirmou Glinski ao lembrar que o parlamentar foi quem defendeu na Assembleia Legislativa, a aprovação do projeto de lei que autorizou o Estado a desmembrar e ceder ao TJSC, o terreno de 4.314 metros onde será construído o novo prédio e era pertencente ao 3º Batalhão de Polícia Militar.

O vereador ainda fez menção ao papel da Câmara Municipal de Canoinhas, que na atual e nas duas últimas legislaturas, atuou de forma incisiva em defesa da construção do novo Fórum.

Prova disso, segundo ele, foi o grande número de requerimentos encaminhados à Presidência do TJSC e nos quais o Poder Legislativo defendia a necessidade da obra e, até mesmo, a participação de vereadores em diversas reuniões com os desembargadores. “E em todas essas oportunidades, nós vereadores destacávamos a importância de uma melhor estrutura física para poder dar agilidade aos serviços e celeridade aos processos em trâmite”, explicou.

Estrutura

O novo Fórum terá 7.549,47 metros quadrados, abrigará seis unidades jurisdicionais e um juizado especial, além de biblioteca e lanchonete. Seguirá o modelo já adotado na construção dos Fóruns de Concórdia e Palhoça. O prédio também integrará o rol das construções sustentáveis, com teto verde no Salão do Júri e captação de águas da chuva. “Resolverá o problema de estrutura física pelos próximos 30 a 40 anos”, garantiu Glinski.

A atual estrutura conta com duas Varas Cíveis e uma Criminal. A previsão é que o novo Fórum fique pronto em 30 meses. O custo estimado da obra é de R$ 18 milhões.