Ator canoinhense Jefferson Schroeder recebe Título de Cidadão Benemérito

por Assessoria de Imprensa última modificação 24/12/2020 11h34

Em solenidade realizada na noite desta quarta-feira, 23, a Câmara de Vereadores entregou o título de Cidadão Benemérito ao ator canoinhense Jefferson Schroeder, pela destacada trajetória artística representando o município de Canoinhas. A resolução que concedeu o título havia sido aprovada pelos vereadores no mês de março, mas em virtude do início da Pandemia não foi possível à realização da entrega oficial da honraria.

O Título de Cidadão Benemérito é uma das mais altas honraria que o Poder Legislativo concede. Em seu discurso Jefferson Schroeder agradeceu à Câmara pelo título e contou um pouco da sua carreira como ator. “Fico muito feliz em estar aqui, e recebo essa honraria como uma representação de um sonho. Estar aqui é muito gratificante para minha história. Obrigado pelo carinho e por reconhecerem a minha história, e que Canoinhas possa formar mais e mais pessoas que façam a diferença onde quer que estejam”, comentou.

O presidente da casa, vereador Paulinho Basilio (MDB), ressaltou a importância em poder homenagear canoinhenses que levam o nome da cidade. “Essa homenagem foi proposta por mim, mas de imediato acolhida por todos os vereadores. Você Jefferson, nunca deixou de falar de Canoinhas, você nunca esqueceu da sua origem, você carrega de verdade Canoinhas no seu coração. E pessoas assim são merecedoras dessa honraria”, afirmou. Além do presidente da casa, vereador Paulinho Basilio, ainda estiveram presentes na solenidade os vereadores Coronel Mário (PL), Célio Galeski (PSL) e Wilmar Sudoski (PSD).

Jefferson é nascido em Canoinhas, ator e autor, conhecido por sua irreverência e versatilidade na atuação e na voz, atuou nas peças As Conchambranças de Quaderna (Ariano Suassuna), Os Mamutes (Jô Bilac), Nem Mesmo Todo o Oceano (Alcione Araújo), Infância Tiros e Plumas (Jô Bilac), e Os Inadequados (Texto OmondÉ). Ainda no teatro, atuou na peça O Livro dos Monstros Guardados, de Rafael Primot, direção João Fonseca e Rafael Primot; nos solos: Kate Brian (texto e atuação Jefferson Schroeder, direção Miwa Yanagizawa) e Meu Primeira Paixão (Direção e atuação Jefferson Schroeder, texto Felipe Cabral).

Na Globo, participou da reta final da novela Amor à Vida como o personagem Túlio, atuou no programa de humor Zorra Total e nas novelas Rock Story, Império, Haja Coração, Sol Nascente, entre outras; no Multishow atuou nos programas Vai que Cola, Tô de graça, Os Suburbanos, Treme Treme (onde também colaborou como redator no quadro Mike Brian ao lado do diretor de redação Felipe Vianna), Por Isso eu sou Vingativa, Adorável Psicose e Cara Metade. Participou do programa Big Brother Brasil 2019, no qual apresentava o quadro Inversão Brasileira dublando com muito senso de humor os diálogos dos participantes e algumas situações engraçadas.

Agora em 2020, foi um dos comediantes do programa Se Joga, apresentado por Fernanda Gentil, Érico Brás e Fabiana Karla, nas tardes de segunda a sexta na Globo. Jefferson teve um quadro de humor dentro do programa, com a personagem Cida Lamounier, apresentadora de um programa de fofocas absurdas sobre artistas, no qual também chama VTs que são guiados por outros personagens conhecidos de Jefferson, e pelas dublagens que ele faz.