Basílio sugere criação de Conselho Municipal de Proteção aos Animais

por admin última modificação 08/03/2018 20h52
Vereadores estudam métodos para evitar maus-tratos aos animais na cidade

Reiterando documento enviado ao poder executivo no ano de 2017, o vereador Paulinho Basílio (PMDB) sugeriu, por meio de requerimento, a criação do Conselho Municipal de Proteção aos Animais, visando a aplicação e cumprimento de leis de controle e proteção aos animais no município. Durante a sessão desta terça-feira, 20, o vereador relatou que, no último ano, houve um esforço em formar uma comissão multidisciplinar para debater os problemas relacionados aos maus-tratos e à população de animais de rua, porém o trabalho não teve continuidade. Por este motivo, Basílio optou por reiterar o requerimento, principalmente para encontrar formas de punir pessoas que pratiquem o abandono de animais. “Temos que encontrar algum meio para que, pelo menos, haja uma punição. Isso demanda de algum estudo com as secretarias para que a gente consiga, de fato, dar uma resposta e fazer algo de concreto”, afirmou.

O vereador Chico Mineiro (PR), que está participando de uma campanha contra os maus-tratos animais, comentou que esteve em reunião com a promotoria para tratar sobre políticas públicas contra a prática e que, em breve, todos os vereadores e demais entidades relacionadas à proteção aos animais serão convidadas para uma reunião onde serão discutidas medidas para evitar o abandono e os maus-tratos na cidade.

Após parabenizar Basílio pela proposição, a vereadora Camila Lima (PMDB) adiantou que está formulando um Projeto de Lei sobre maus-tratos aos animais que prevê uma punição com multa. “Se a gente não consegue conscientizar com a educação, talvez com a multa a gente consiga”, argumentou.

CAVALOS

Mencionado pelo vereador Chico Mineiro (PR), o projeto “Cavalo de Lata” é aplicado em outros municípios do Brasil e busca substituir os cavalos por bicicletas no trabalho de coleta de materiais recicláveis. Durante a discussão, o presidente Coronel Mário Erzinger (PR) comentou que, apesar de ter desenvolvido um projeto de teor semelhante para o município de Canoinhas, reconhece as implicações sociais que uma proibição dos cavalos na atividade de coleta representam aos catadores. Por este motivo, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está sendo realizado um cadastro dos profissionais que realizam a coleta no município, com o intuito de estudar a viabilidade em estabelecer o projeto “Cavalo de Lata” na cidade,

Jornalista Adriane Hess – MTB/PR 0011145

Fones: 47 3622 3396/ 47 9 9616-7123