Brique do Sesc pede apoio dos vereadores para expor produtos na 21ª Fesmate

por admin última modificação 08/03/2018 20h54
Vereadores irão conversar com empresa organizadora do evento

Por muito tempo considerada como forma de lazer ou de complementar a renda, o artesanato conquistou seu espaço nos tempos atuais, gerando renda exclusiva para diversas famílias. Com o objetivo de promover a produção artesanal do município, o gerente do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Canoinhas, Cristiano César Drager, utilizou a tribuna da Câmara de Vereadores na sessão desta segunda-feira, 07. Na ocasião, o gerente pediu o apoio dos edis para a divulgação do trabalho dos artesãos que compõem o projeto “Brique do Sesc” na 21ª Fesmate, que ocorre em setembro.

Durante sua fala, Drager explicou que a assistência é uma das cinco áreas de atuação do Sesc e que, após reestudada, passou a contemplar o incentivo ao Desenvolvimento Comunitário. “A mudança busca transformar e elevar a comunidade como dona de seu próprio destino”, explicou o gerente. Foi por meio desta ramificação, que surgiu o projeto Brique do Sesc em dezembro de 2015, “o qual objetiva a geração de renda e valorização do artista local através da realização mensal de uma Feira de Alimentos e Artesanatos”. Segundo Drager, o projeto contempla 39 famílias de forma gratuita, com a disponibilização de espaço para a comercialização dos artesanatos, auxílio na divulgação, palestras e oficinas.

Para auxiliar as famílias participantes do projeto e ampliar a visibilidade sobre os produtos artesanais, o gerente do Sesc Canoinhas pediu o auxílio dos edis para que os artesãos do projeto possam expor na 21ª Fesmate. “Sabendo o quanto essa casa se preocupa e incentiva ações como esta, vimos humildemente solicitar a vossa intervenção para que este grupo possa expor e comercializar seus produtos na Fesmate”, relatou Drager.

O presidente da casa, Wilmar Sudoski (PSD), agradeceu a presença de Drager e dos demais integrantes do Brique do Sesc, que acompanharam a sessão. Em sua explanação, o edil explicou que a festividade está sendo organizada por uma empresa terceirizada, que é, também, a responsável pela comercialização dos espaços de exposição dentro do Parque. No entanto, o presidente se colocou à disposição para conversar com os representantes da empresa juntamente ao prefeito municipal, com o objetivo de garantir um espaço aos artesãos. “Nos colocamos a disposição para conversar com a empresa [...] para ver a possibilidade de eles abrirem um espaço”, relatou Sudoski.

A vereadora Camila Lima (PMDB) concordou com o presidente e também afirmou que a casa irá entrar em contato com a empresa na tentativa de oferecer maior exposição ao produto municipal. “A gente quer priorizar as coisas boas da nossa cidade”, relatou. Camila comentou que já esteve presente em feiras do projeto e parabenizou o trabalho dos artesãos. “São grandes estimuladores e visionários nessa profissão”, afirmou.

O edil Paulinho Basílio (PMDB) agradeceu a presença dos expositores e parabenizou o trabalho do Sesc no incentivo à produção artesanal. Em sua fala, o vereador afirmou que a Câmara pode servir como uma “ponte entre o Sesc e a empresa terceirizada” para conseguir o espaço ao projeto. Paulinho também comentou que a presença dos expositores locais será determinante para tornar a festa ainda mais marcante no município. “Para que ela seja abrilhantada de verdade, a nossa gente tem que estar inserida”, afirmou.

A vereadora Zenici Dreher (PR) sugeriu que os vereadores enviem um ofício ao poder executivo - que poderia repassar a empresa organizadora do evento - como forma de manifestar o apoio à disponibilização do estande ao “Brique do Sesc”. Para Zenici, esta seria uma forma de “garantir esse espaço para que os canoinhenses possam mostrar o seu trabalho, os seus artesanatos e produtos”. O presidente da casa, Wilmar Sudoski (PSD), também sugeriu que a casa envie uma indicação ao poder executivo pedindo por um estande para os artesãos.

Corroborando com a opinião dos demais vereadores, o edil Paulo Glinski (PSD) afirmou que o diálogo com a empresa deve acontecer e que, nos próximos eventos realizados no Parque, as entidades tenham, de antemão, um espaço reservado a comercialização de produtos artesanais. “Nos outros eventos, também é importante a presença da comunidade canoinhense”, afirmou o edil, lembrando do projeto Família no Parque.

Jornalista Adriane Hess – MTB/PR 0011145

Fones: 47 3622 3396/ 47 9 9616-7123