Câmara de Vereadores de Canoinhas aprova Dia da Cerveja Artesanal Brasileira

por Assessoria de Imprensa última modificação 18/11/2020 09h53
Sessão foi emocionante, momento de rever a história de Loeffler em nossa cidade, 5 de junho foi escolhido para a comemoração em homenagem a Cervejaria Canoinhense, Rupprecht Loeffler

Câmara de Vereadores de Canoinhas aprova Dia da Cerveja Artesanal Brasileira

Sessão foi emocionante, momento de rever a história de Loeffler em nossa cidade, 5 de junho foi escolhido para a comemoração em homenagem a Cervejaria Canoinhense, Rupprecht Loeffler

 

Durante a sessão da terça feira (9), vereadores Wilmar Sudoski e Paulo Glinski, apresentaram, propuseram para votação o Projeto de Lei onde institui e regulamenta o Dia da Cerveja Artesanal Brasileira. Este dia que será comemorado em 5 de junho, comemorando assim o aniversário do mestre-cervejeiro, Rupprecht Loeffler da Cervejaria Canoinhense.

Wilmar Sudoski, conduziu a sessão, fez uma rica explicação por que escolhida essa data e também explicou sobre a cerveja artesanal. “Longe de incentivarmos o consumo da bebida alcoólica, e sim a intenção de fomentar a cerveja artesanal, degustar, presentear um amigo com uma boa cerveja artesanal”, conclui o vereador.

Ao fazer uso da Tribuna, o Sommelier de Cervejas Carlos Eduardo Vipieski, falou que hoje vemos dois segmentos dentro desse universo cervejeiro, que é o Sommelier e o Mestre Cervejeiro, enquanto o mestre cervejeiro é aquele que coloca a mão na massa, que faz a alquimia de misturar Água, Malte, Lúpulo e Levedura e transformar nos inúmeros estilos de cervejas que hoje temos. Nós sommelieres estudamos desde a fabricação, mas com foco na análise sensorial da cerveja, na construção de harmonizações, no uso da cerveja na gastronomia e, principalmente, para apresentação e difusão da cultura cervejeira para os consumidores.

Sandro Schissl e Andrei Sachweh, falaram sobre as cervejarias, Sandro mostrou um pouco da história, ilustrando com algumas fotos no telão, trouxeram uma rica explanação sobre os diversos processos para fazer a cerveja artesanal. Vídeos, slides, apresentações fizeram parte da sessão. Andrei falou sobre a produção cervejeira, mostrou os tipos de fermentação, os toneis, os fermentadores da cerveja nos tempos de antigamente, e hoje uma pequena diferença, “o que se faz nas industrias nós fazemos em casa”, frisou ele. “Ao contraponto da crise, a cerveja vem crescendo em torno dos 20% ou mais ao ano, ela gera lucro, gera renda, gera emprego, agradecemos aos vereadores pela iniciativa prestigio ao micro cervejeiro, também pela homenagem ao cervejeiro Loeffler e sua esposa Gerda”, finalizou sua fala Sachweh.

Projeto lido pelo presidente da sessão, colocado em segunda votação, sendo aprovado por unanimidade, projeto agora irá para o prefeito Beto Passos sancionar ou não.

Durante a sessão foi feita a homenagem de aniversário da esposa do cervejeiro Loeffler, Gerda Loeffler recebeu um quadro, flores e ainda foi cantado os parabéns para a aniversariante Gerda, entoado por todos os vereadores e comunidade presente. Gerda Loeffler, ao fazer uso da palavra agradeceu aos vereadores, prefeito e vice-prefeito, mas em especial aos vereadores propositores da lei e da homenagem, Wilmar e Paulo Glinski, agradeceu em seu nome e do seu saudoso esposo Loeffler pela bonita homenagem.

“Uma bela história que deve ser guardada, preservada, cultivada pelo nosso município, pela nossa comunidade, homenagem justa e sincera da Câmara de Vereadores a família Loeffler”, assim destacou vereador Wilmar Sudoski.

 

Informações para imprensa:

Joselito Beluk – Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores

Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199

E-mail: imprensa@canoinhas.sc.leg.br

Nosso site: http://www.canoinhas.sc.leg.br

Facebook: https://www.facebook.com/camaracanoinhas/

Instagram: @camaracanoinhas