Câmara de Vereadores de Canoinhas concede Título de Cidadã Honorária à Maria Bertília Oss Giacomeli, Diretora do Câmpus IFSC Canoinhas

por Assessoria de Imprensa última modificação 18/11/2020 09h45

Ocorreu na última terça feira, dia 10/12, na Câmara de Vereadores do Município de Canoinhas, a entrega do título de Cidadã Honorária de Canoinhas à Diretora do Câmpus Canoinhas, Profa. Dra. Maria Bertília Oss Giacomelli. A solenidade ocorreu em Sessão Solene da Câmara, por iniciativa dos dez vereadores liderada pelo vereador Coronel Mário Renato Erzinger, autor do projeto que confere a homenagem.

O título de Cidadão Honorário é uma homenagem prestada pela Câmara Municipal de Canoinhas a pessoas cujos feitos se destacam por promover o desenvolvimento e o bem-estar do Município de Canoinhas. A entrega da premiação vem no período em que se completam 10 anos da chegada da profa. Maria Bertília ao Município de Canoinhas, com a missão de expandir o Instituto Federal de Santa Catarina implantando o Câmpus Canoinhas, a primeira instituição federal de educação superior gratuita do Planalto Norte catarinense.

Desde sua inauguração há uma década até hoje, o IFSC Câmpus Canoinhas se expandiu e hoje oferece mais de 10 cursos, gratuitos e de qualidade, em diferentes níveis de ensino e áreas do conhecimento. Igualmente, a instituição se tornou presente na sociedade de Canoinhas e região com projetos de pesquisa e extensão, que beneficiam públicos os mais diversos, tornando o câmpus um dos maiores da rede do IFSC.

Nos discursos laudatórios, o vereador Mário Renato e demais vereadores destacaram as contribuições que a criação do IFSC Câmpus Canoinhas proporcionou ao município. Vice-prefeito Renato Jardel Gurtinski, participou e falou da satisfação de estar fazendo parte de sessões solenes como essa que homenageiam pessoas que contribuíram com algo em nossa cidade, muitos que estudaram no IFSC hoje com certeza fazem a diferença no município, “a maior homenagem que o município pode conceder é dizer que você é filha da nossa terra”, concluiu.

bertilia_ifsc_02.jpeg

Também subiram à Tribuna da Câmara para discursar em homenagem à profa. Maria Bertília a servidora do IFSC Câmpus Canoinhas, Juliane Bubniak Ortiz da Boa Ventura, que destacou a coragem, iniciativa e perseverança diárias da Diretora que possibilitaram ao IFSC brotar e criar raízes no município. Após isso, fizeram uso da palavra estudantes do Câmpus Canoinhas, que destacaram o acolhimento e carinho da professora que se fazem sentir no dia-a-dia da instituição.

Em seu discurso, a profa. Maria Bertília, natural de Santa Maria-RS, destacou que fez de Canoinhas seu lar e que encontrou no município o acolhimento e solidariedade necessários para seguir trabalhando pela educação. Lembrando as palavras de Paulo Freire, destacou que a educação é um ato de amor que exige coragem e fez alusão ao comprometimento da comunidade canoinhense, que dedicou esforços ao sucesso da instituição. Ao encerrar seu discurso, disse estar feliz pela luta travada em defesa da educação pública.

As homenagens incluíram a apresentação musical da Litte Boat City Band, banda do Câmpus Canoinhas, e a leitura de um poema dedicado à professora gestora. Vários servidores do IFSC também se fizeram presentes na solenidade, homenageando Maria Bertília que, em sua trajetória, transformou suas vidas em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade.

bertilia_ifsc_01.jpeg

bertilia_ifsc_03.jpeg

Com informações e colaboração da Coordenadoria de Comunicação do Câmpus Canoinhas

Informações para imprensa:
Joselito Beluk – Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores