Câmara de Vereadores de Canoinhas presta homenagem a primeira mulher promovida por ato de bravura do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

por Assessoria de Imprensa última modificação 18/11/2020 09h52

Câmara de Vereadores de Canoinhas presta homenagem a primeira mulher promovida por ato de bravura do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

De autoria da vereadora Norma Pereira e assinado por todos os vereadores realizou-se na primeira Sessão do mês de julho (01), homenagem de Moção de Parabenização a Cabo Stefania, por ter sido a primeira mulher em Santa Catarina a ser promovida por ato de bravura.

O ato de bravura:
Em 2017 em atendimento a uma parada cardiorrespiratória a Soldado Stefania, acompanhado da guarnição de serviço, realizavam o procedimento padrão para o caso, quando a mãe da vítima, em estado de choque e transtornada com a situação, localizou uma arma de fogo que estava escondida na casa, e levou-a em direção à própria cabeça para efetuar o disparo e tirar a própria vida em virtude da perda do filho único.
Identificando o risco que todos corriam no ambiente, a Soldado Stefania, realizou uma intervenção providencial ao imobilizar e desarmar a potencial suicida e que a mesma viesse a disparar acidentalmente em qualquer pessoa presente na cena. A bombeiro militar, mesmo não dispondo de treinamento específico de técnicas de defesa pessoal contra arma de fogo, não pestanejou ao colocar sua vida em risco para garantir a segurança de sua guarnição que continuou realizando os procedimentos no local e a das demais pessoas no ambiente. Vindo a retornar inclusive às funções de socorrista tão logo cessada a insegurança da cena.
Por conta deste corajoso ato a Soldado BM Stefania,  tornou-se a primeira mulher bombeiro militar a ser promovida por ato de bravura na história do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Vereadora Norma Pereira, passou a coordenar os trabalhos ocupando a cadeira da presidência durante a sessão. Citou que durante um evento no final de semana, algumas crianças brincavam e algumas delas diziam “eu sou super-herói eu sou um bombeiro”. Norma ainda destacou a profissão, aos cursos, preparo técnico para exercer a profissão de bombeiro e bem atender a comunidade. Destacou ato de bravura de Stefania sua coragem, seu comprometimento, “isso nos enche de orgulho e inspiração, independente da profissão, parabéns”, concluiu.

Stefania ao fazer uso da tribuna, frisou que essa homenagem é única, contou um pouco da sua vida, da sua família, do sonho de ser bombeiro e como conseguiu, agradeceu pela homenagem e a todos os presentes na sessão. "Espero que sirva de inspiração para outras mulheres. Não digo apenas em nível de estado, pois há mulheres em todas as Forças Armadas. Nada que estou colhendo veio por sorte, tenho trabalhado com dedicação, disciplina, paixão e um pouquinho de resiliência. Para ter ideia, temos mulheres no estado que dirigem e operam caminhões de resgate, tanque, entre outros. As mulheres da corporação têm os mesmos treinamentos e todas temos as mesmas capacidades", completa.

Finalizou falando uma frase de um ex-comandante, “Existem homens que correm em direção ao perigo, enquanto outros correm em direção contrária. Existem homens que enfrentam o calor das chamas, os mares revoltos, os abismos, os rochedos alterosos e os perigos da incerteza para salvar vidas alheias. Existem homens que arriscam a própria vida em defesa de riquezas que não lhes pertencem. Existem homens que vêem diariamente sua imagem refletida nos olhos dos que em desespero, clamam por ajuda. Existem homens que não poupam sacrifício no cumprimento do dever. Estes HOMENS poderiam ser chamados de heróis, mas eu prefiro chamá-los de BOMBEIROS”.

Informações para imprensa:
Joselito Beluk – Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199
E-mail: imprensa@canoinhas.sc.leg.br
Nosso site: http://www.canoinhas.sc.leg.br
Facebook: https://www.facebook.com/camaracanoinhas/
Instagram: @camaracanoinhas