Câmara de Vereadores de Canoinhas sediou lançamento de livros com tema Erva-Mate

por Assessoria de Imprensa última modificação 18/11/2020 09h53

Câmara de Vereadores de Canoinhas sediou lançamento de livros com tema Erva-Mate 


Erva-mate Planalto Norte Catarinense, com o sabor da Floresta Nativa

 

Série de livros, “Indicação Geográfica Erva-Mate Do Planalto Norte Catarinense”, foram apresentados para a comunidade, imprensa e aos vereadores durante a Sessão de terça-feira (2).

As entidades Epagri, Sindimate e Aspromate organizaram o evento que contou com a presença do prefeito de Canoinhas Beto Passos, Vereadores, produtores de erva-mate, imprensa, convidados e comunidade em geral. Os trabalhos na tribuna foram conduzidos pelo coordenador do Projeto do IG da Epagri, Gilberto Neppel que fez um resumo dos três livros. Neppel falou da revalorização da cadeia produtiva na nossa região, no início, há tempos atrás éramos chamados de Ouro Verde, por isso a tentativa de promovermos a revalorização hoje. Já Professor e escritor Fernando Tokaski destacou o papel da erva-mate na história da região do Planalto Norte Catarinense, deixando a plateia curiosa para saber detalhes escritos no livro.

Célio Galeski presidente da Câmara de Vereadores de Canoinhas, lembrou do método antigo da produção de erva-mate da sua família, possuíamos um barbaquá, sapecávamos a erva-mate, a fim de retirar umidade da folha, dando um aroma e sabor diferenciado a erva-mate semelhante a uma defumação.  Galeski recebeu das mãos do coordenador do Projeto do IG Epagri Gilberto Neppel os livros e repassará aos demais colegas vereadores.

Prefeito Beto Passos recebeu a série representando o Município de Canoinhas. Em seu pronunciamento, Passos lembrou que a produção e cultura da erva-mate se confundem com a história de sucesso de Canoinhas. “Sabemos da importância do setor ervateiro para a nossa história e é por isso que temos o compromisso de manter acesa a chama de tudo o que envolve a cultura da erva-mate”, destacou. É por isso que, segundo o prefeito, o Município está empenhado em continuar realizando a Festa Estadual da Erva-mate. “Pois é a chance de pessoas de outros municípios conhecerem a nossa cultura, as nossas raízes e a história da erva-mate”.

Livros:
Os livros poderão ser encontrados da Biblioteca Pública Municipal de Canoinhas e podem ser baixados em pdf, nos links abaixo do site da Epagri. A publicação é apresentada em três volumes: História, Território e Produto.

Arquivos para baixar em PDF:

- Indicação Geográfica Erva-Mate do Planalto Norte Catarinense: HISTÓRIA

- Indicação Geográfica Erva-Mate do Planalto Norte Catarinense: TERRITÓRIO

- Indicação Geográfica Erva-Mate do Planalto Norte Catarinense: PRODUTO



Informações para imprensa:
Joselito Beluk – Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199
E-mail: imprensa@canoinhas.sc.leg.br
Nosso site: http://www.canoinhas.sc.leg.br
Facebook: https://www.facebook.com/camaracanoinhas/
Instagram: @camaracanoinhas