Camila Lima e Mario Erzinger solicitam informações sobre castrações de cães e gatos no município

por Assessoria de Imprensa publicado 10/10/2018 14h06, última modificação 10/10/2018 14h06
Também foi encaminhado ao município anteprojeto de Lei sobre regulamentação do controle de animais domésticos

Camila e Mario solicitam informações sobre castrações de cães e gatos no município

Durante a sessão desta terça-feira,9, os vereadores Camila Lima (MDB) e o presidente da Câmara, vereadores Coronel Mario Erzinger (PR) encaminharam requerimento solicitando informações ao poder executivo municipal e secretaria de saúde para apresentação de número das castrações de cães e gatos que foram realizados nos anos de 2016 até setembro de 2018, com a possibilidade de especificar a quantidade de machos e fêmeas que foram castrados.

Camila destacou que uma das suas prioridades é cuidas dessa parte do controle de animais no município. “Porém existem inúmeras dificuldades como gasto ao executivo, falta de diálogo com a UnC”, exemplificando que em Porto União e União da Vitória, cidades vizinhas, o trabalho é muito bem realizado numa parceria entre os municípios e a Uniguaçu, de forma gratuita.

Em outro requerimento o vereador Coronel Mario Erzinger solicitou encaminhamento de ofício ao poder executivo municipal, para que tenham cópia de anteprojeto de Lei que dispõe sobre a regulamentação para controle populacional de animais domésticos em Canoinhas, e também reiterando outro requerimento de 2017 de autoria do vereador Paulinho Basílio (MDB), que encaminha anteprojeto de Lei que cria o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais.

“Justifico este encaminhamento com objetivo de subsidiar e solicitar a edição do projeto de Lei de origem executiva, para o desenvolvimento de ações, a fim de controlar as populações de cães e gatos e também na prevenção e controle das zoonoses em Canoinhas”, destacou Erzinger ressaltando que o assunto é recorrente e necessita de ações efetivas por parte do município.

O anteprojeto que está sendo enviado não trata somente de castração dos animais, ele trata de várias ações que beneficiam os animais e toda comunidade. Existem bairros que tem muitos cachorros abandonados nas ruas, o que é um fator bastante preocupante”, esclareceu.