Celesc responde requerimento do vereador Coronel Mario sobre instalação da nova subestação de Rio da Areia

por Assessoria de Imprensa publicado 09/10/2018 15h37, última modificação 09/10/2018 15h37
Também foi informado sobre a capacidade instalada da subestação de Canoinhas

Subestação Canoinhas - imagem de arquivo

A Câmara de Vereadores de Canoinhas recebeu ofício das Centrais Elétricas de Santa Catarina – Celesc, respondendo ao requerimento encaminhado pelo presidente da Câmara, vereador Coronel Mario Erzinger (PR), que solicitou informações sobre a capacidade instalada da subestação de Canoinhas, e também sobre a nova subestação da localidade de Rio da Areia.

Conforme ofício, para subestação Canoinhas, atualmente estão previstas duas etapas de obras, sendo que a primeira está em fase de contratação e consiste na instalação de um transformador de força 13,8/34,5 kV.O valor da primeira etapa é de R$ 2,3 milhões, com a previsão de conclusão em dezembro deste ano.

Já a segunda etapa consiste na instalação de um transformador de força 138 kV/ 13,8 kV 20/26 MVA e reforma do setor 138 kV com a substituição de equipamentos. Esta segunda etapa está em elaboração de edital com valor do investimento aproximado em R$ 4,5 milhões, com previsão de conclusão em novembro de 2019.

Sobre a obra da subestação Canoinhas Rio da Areia de Baixo, foi informado que a mesma está na etapa de montagem eletromecânica, sendo que o transformador de força foi entregue pela empresa Weg no dia 20 de setembro. “A etapa de construção civil está 95% concluída e a previsão de conclusão é para dezembro deste ano ainda”, explica no ofício o presidente da Celesc, Cleverton Siewert.

Já na rede de distribuição, estão previstos investimentos na ordem de R$ 4,6 milhões , obras nos alimentadores que terão o objetivo de abastecer e de escoar a energia oriunda da SE Canoinhas Rio da Areia de Baixo.

O investimento total nas obras para Canoinhas e região, totalizam R$ 11,4 milhões, buscando garantir maior qualidade e confiabilidade na energia distribuída na região.