Coordenadora do Procon de Canoinhas faz explanação na Sessão da Câmara de Vereadores

por Assessoria de Imprensa última modificação 18/11/2020 09h45

Consumidor Idoso, Hipervulnerabilidade e o Empréstimo Consignado foram os assuntos que a Coordenadora do PROCON de Canoinhas Juliana Maciel falou na Tribuna Livre

Em resposta ao requerimento de autoria da Vereadora Norma Pereira, fez uso da Tribuna durante a sessão da última terça-feira (8), esta Casa de Leis para explanar brevemente sobre a situação do Idoso no Município em relação ao Empréstimo Consignado e o Superendividamento.

Juliana Maciel ressaltar que o consumidor idoso merece mais atenção no mercado de consumo, do que, consumidores como nós, em idade média, porque estão diante de uma situação de hipervulnerabilidade, ou seja, por conta do decorrer da idade, condições físicas e psicológicas levam esse consumidor a ser “alvo mais fácil e desejado” em especial quando se trata de empréstimos. Falou ainda que quase diariamente consumidores idosos são atendidos no Procon, relatam que assinaram contratos em branco ou foram abordados na porta de Instituições Financeiras onde recebem seus benefícios previdenciários por agentes de Financeiras, até em ponto de ônibus relatam que foram abordados. “Neste ano, pela primeira vez, atendemos mais reclamações cadastradas como “assuntos financeiros” do que telefonia fixa ou móvel”, revelou.

Quais as ações realizadas pelo PROCON: no primeiro momento, é realizado o atendimento preliminar ao consumidor tentando de maneira breve solucionar o lhe que aflige. Quando necessário, realiza-se um processo administrativo, quando não resolvemos o problema do consumidor via atendimento preliminar.

Juliana finalizou informando que: “estamos reunindo todos os procedimentos realizados pelo PROCON de Canoinhas no ano de 2019, envolvendo o consumidor idoso, para encaminharmos a 1ª Promotoria de Justiça de Canoinhas, a fim de que, em parceira com esta Instituição, que também tem a função de proteger o consumidor e o idoso, possamos de maneira mais efetiva acabar com essas práticas abusivas no Município”.

Vereadora Norma Pereira agradeceu as importantes informações que a coordenadora trouxe aos vereadores, comunidade e aos acadêmicos de direito que acompanharam e prestigiaram a sessão.

Já o presidente Célio Galeski lembrou que esse assunto deveria ser tema de aula em escolas, pois devemos alertar a comunidade em geral, esse assunto é de extrema importância.

Informações para imprensa:
Joselito Beluk – Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores