Coronel Mario solicita poda de vegetação de acordo com limites das estradas rurais

por Assessoria de Imprensa última modificação 15/03/2018 10h02

Por meio de requerimento, o presidente Coronel Mario Erzinger (PR) solicitou ao poder executivo que notifique os proprietários de imóveis que beiram as estradas do interior para que realizem a poda da vegetação de acordo com o disposto na Lei Complementar Nº 50 de 2015. Segundo o documento, por haver extensa quilometragem de estradas rurais que necessitam de manutenção, é necessário fiscalizar a extensão das vegetações de pinus e eucalipto, considerando que, fora dos parâmetros da Lei, as árvores podem causar perigo, problemas ao fluxo de veículos e sombreamento excessivo, tornando as vias demasiadamente úmidas, o que gera más condições de tráfego. No requerimento, Erzinger ainda solicita a melhoria das estradas rurais das comunidades de Valinhos, Paciência dos Neves, Campo das Moças, Estação Paciência e Herval Bonito.

Em justificativa durante a sessão de segunda-feira, 12, o presidente falou a respeito das normas das estradas do interior e que, por este motivo, os terrenos que tiverem vegetação em desconformidade com as regras deverão ser adaptados. Erzinger pediu, então, para que seja realizada a poda dessas árvores, respeitando os limites das estradas.

O vereador Chico Mineiro (PR) sugeriu que a fiscalização ocorra desde a época de plantio, para que as árvores não cresçam nos locais inadequados. O vereador Wilmar Sudoski (PSD) destacou que a regulamentação é importante, pois, sem o cumprimento das regras, a manutenção das estradas torna-se mais difícil.

O vereador Célio Galeski (PR) sugeriu que o requerimento também contemple a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para que, por meio dos fiscais da pasta, possa ser realizada a adequação.

Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas

Jornalista Adriane Hess – MTB/PR 0011145