Coronel Mário sugere que município adote nova medida para a pintura de faixas de pedestres

por admin última modificação 08/03/2018 21h07
Método possui custo mais baixo e maior efetividade do que o trabalho manual

Na sessão desta segunda-feira, 28, o edil Coronel Mário Erzinger (PR) realizou duas indicações voltadas ao trânsito do município. A primeira solicitação indica que a Secretaria de Administração realize os estudos necessários para avaliar a possibilidade de aquisição de um equipamento utilizado na pintura de faixas de pedestres. Lembrando que as boas ideias de outros municípios devem servir como exemplos, o edil relatou que a máquina é utilizada em Porto União e tem apresentado resultados efetivos relacionados à rapidez do trabalho e conservação da pintura.  “Para capricho, embelezamento da cidade e a questão da segurança, eu vejo que é interessante por parte da Secretaria de Administração fazer a aquisição desta máquina”, afirmou.

Coronel Mário também relatou que, em conversa com o diretor do Departamento de Trânsito de Canoinhas (Detracan), Dário Gravi Gonçalves, recebeu a informação de que o custo da mão de obra para a pintura manual de faixas de pedestres é de torno de R$500 mil. Já para adquirir a máquina específica para o serviço, é necessário um investimento de R$150 mil. Com o equipamento, o número de funcionários para realizar o serviço também diminui. “Lá em Porto União, apenas três pessoas do Departamento de Trânsito fazem toda essa parte da gestão de pintura de faixas”, afirmou.

O edil Chico Mineiro (PR) parabenizou Coronel Mário pela indicação e lembrou que o trabalho manual também leva mais tempo, devido ao intenso movimento nas ruas. “Em duas noites esta máquina faz a pintura de faixas em toda a cidade”, alegou.

PREFERENCIAIS

Utilizando o cruzamento das ruas Paulo Ritzmann e Benjamin Constant como exemplo, o edil Coronel Mário Erzinger (PR) também solicitou ao Detracan a realização de estudos para que as intercessões por cruzamentos nas vias sinalizadas e pavimentadas possuam preferenciais num mesmo sentido de circulação. Segundo o edil, a mudança das preferenciais para ruas que não são de acesso rápido ou maior fluxo podem aumentar o risco de acidentes nos locais. “Tem que ser feito um estudo pelo Detracan para que se viabilize, a medida do possível, que esses cruzamentos sejam realizados dentro dos padrões técnicos”, afirmou.

Jornalista Adriane Hess – MTB/PR 0011145

Fones: 47 3622 3396/ 47 9 9616-7123