Covid-19: Como fazer corretamente o Isolamento Domiciliar?

por Assessoria de Imprensa última modificação 18/11/2020 09h44

No final de semana Canoinhas chegou a seis casos confirmados de Covid-19, conforme a secretaria de Saúde todos estão em situação estável, e em isolamento domiciliar, sem a necessidade de internações no Hospital Santa Cruz, que é referência de Coronavírus para a região. Mas, mesmo em casa, pode haver disseminação do vírus, ainda mais com um doente nela. E agora, como fazer o isolamento correto durante a pandemia de Covid-19 nas casas onde há alguém infectado ou com suspeita:

  • O paciente com Covid-19, manifestando sintomas ou não, necessita permanecer em quarto isolado e ventilado. Nas residências onde isso é impossível, os outros moradores têm que ficar a pelo menos um metro de distância.
  • O portador deve dormir em cama separada e só pode se locomover para ambientes de uso comum, como cozinha e banheiro, se estiver com a máscara cirúrgica. Não compartilhe nenhum utensílio com ele.
  • Escolha um familiar para atender o enfermo — de preferência, alguém com boa saúde e sem doenças crônicas. Quando estiver perto do doente, o cuidador deve utilizar uma máscara descartável e trocá-la caso fique úmida ou com secreções. Nunca toque ou mexa no instrumento de proteção enquanto estiver perto do paciente.
  • Tem mais: higienize as superfícies do quarto e do banheiro diariamente. Para limpar, use primeiro sabão ou detergente e depois um desinfetante comum com hipoclorito de sódio a 0,1%.
  • Recolha lixo, roupas, toalhas, lençóis e cobertores usando luvas de proteção. As peças têm que ser lavadas com sabão comum e água, idealmente entre 60 e 90ºC.
  • Os moradores, especialmente o cuidador e o doente, precisam limpar as mãos frequentemente, dando preferência ao papel toalha para secá-las. Se espirrar ou tossir, volte a higienizá-las — ou aposte no álcool gel.