Covid-19: Vereadores comentam classificação gravíssima da região

por Assessoria de Imprensa última modificação 18/11/2020 09h40

Na semana passada o governo do Estado classificou a região do Planalto Norte como nível gravíssimo para o novo coronavírus, os últimos dados emitidos pela prefeitura de Canoinhas são de 298 casos confirmados de Covid-19, sendo que 94 ainda estão ativos, conforme o munícipio foram 6 óbitos e 5 pessoas estão internadas. Na sessão de segunda-feira, 03, o vereador Wilmar Sudoski e a vereadora Zenici Dreher comentaram sobre a classificação da região, e ainda lembraram da importância do apoio de toda a população para o enfrentamento à doença.

O vereador Wilmar Sudoski comentou que o município está vivendo um momento preocupante, além da questão do Covid-19, a economia está bastante fragilizada e para que não ocorra novamente um fechamento do comércio deve haver uma conscientização de toda a população. “Eu defendo que o setor dos serviços, das indústrias e do comércio estejam ativos, mas a minha preocupação é com a falta de conscientização de muitas pessoas com relação ao Covid. Quero pedir que as pessoas cuidem, usem máscaras, usem o álcool em gel, lavem as mãos, e que mantenham o distanciamento. Porque a minha preocupação é com o covid, mas não podemos deixar o setor produtivo parar, e parar talvez porque cada um de nós não fez a sua parte”, defendeu o vereador.

A vereadora Zenici Dreher lembrou que a prefeitura implantou os Promotores da Saúde e ampliou, em regime de escala, o horário dos serviços da Vigilância Sanitária das 7 às 22 horas, e que já passaram em mais de 200 estabelecimentos repassando as principais orientações sobre o Covid-19. “Com decreto ou sem decreto as principais recomendações já foram amplamente divulgadas. Não é mais uma questão de decreto, é a necessidade do isolamento social, necessidade de testagem em massa para que possamos garantir o isolamento social, é o reordenamento dos serviços, pois infelizmente profissionais de saúde estão adquirindo o vírus e precisando ficar em seus domicílios”, afirmou a vereadora. Zenici Dreher ainda lembrou que o governo do estado enviou 5 respiradores ao hospital, e que com os 5 leitos atuais, a princípio será suprida as vagas para a região.

Denúncias

A vereadora Zenici Dreher comentou que o município deixou um e-mail e um número de telefone, com aplicativo de mensagens WhatsApp, a disposição para denúncias de locais que não estejam cumprindo os decretos relacionados com o novo Coronavirus. “É importante divulgar, e as pessoas que notarem irregularidades que colocam em risco a saúde da população, que façam essas denúncias”, comentou a vereadora.

Telefone: (47) 9 8850 5223               E-mail: denuncias.covid@pmc.sc.gov.br