Em Audiência Pública comunidade quer mudar nome de Escola Municipal

por Assessoria de Imprensa última modificação 18/11/2020 09h45

Em Audiência Pública comunidade quer mudar nome de Escola Municipal 


Aproximadamente 250 pessoas de diversas comunidades compareçam na Audiência Pública realizada pela Câmara de Vereadores de Canoinhas em Barra Mansa


Após algumas discussões na Câmara de Vereadores de Canoinhas foi realizada na noite da última quinta-feira a Audiência Pública onde a comunidade pode votar e decidir se muda o nome da Escola Básica Municipal Evaldo Dranka, para Escola Básica Municipal Barra Mansa.

Em torno de 250 moradores das Localidades de Santa Emidia, Rio dos Pardos, Serra das Mortes, Campo dos Pontes, Taquarizal, Sitio dos Correias, Paiol Novo, Paiol velho e Barra Mansa abrangido o Distrito de Pinheiros na circunscrição da Escola participaram da audiência que era aberta para a comunidade.

Estiveram compondo a mesa de autoridades o Presidente da Câmara Célio Galeski, vereadores Paulinho Basilio, Norma Pereira, Beatriz Scholze, com a presença do vereador licenciado Coronel Mario, Vice-Prefeito Renato Pike, Maria Dranka representando a família Dranka, Joceli Schueller da APP, Geovane Gleviski representando a comunidade escolar. A audiência pública foi conduzida pelo advogado da Câmara Ricardo Beninca nomeado para conduzir os trabalhos.

A polêmica começou há um mês, quando Projeto de Lei de autoria do Executivo foi encaminhado para a Câmara de Vereadores propondo a mudança de nome da escola, que deve mudar de sede nos próximos dias. O antigo prédio, denominado Evaldo Dranka, deve ser desativado e os alunos transferidos para o novo prédio, que passaria a se chamar Escola Básica Municipal da Barra Mansa. Houve reação da família Dranka, que mobilizou uma campanha para manter a homenagem ao familiar, feita pela própria Câmara de Vereadores em 2009 como um reconhecimento pelo fato de Dranka ter cedido o terreno onde está a antiga escola. 

“Fico feliz de reunirmos tantas pessoas para discutirmos uma obra”, afirmou o Vice-Prefeito Renato Pike (PL). Na sequência ele falou sobre o desejo da comunidade de tornar o antigo prédio em um Centro de Educação Infantil (CEI). “Mudar ou não o nome não quer dizer que teremos um CEI. “Tendo a demanda, vai ter o CEI”, afirmou. Mães da localidade afirmam haver 42 crianças em idade pré-escolar. 

Presidente da Câmara, Célio Galeski (PSD), negou que tenha se empenhado na mudança do nome da escola, elogiou a população da Barra Mansa e elencou o que considerou conquistas que ele levou para a comunidade. Ele defendeu a mudança do nome como uma forma de homenagear todos os moradores da Barra Mansa. Ele afirmou que, tendo pelo menos 15 crianças em idade pré-escolar, Barra Mansa terá um CEI.

Representando a comunidade, Geovani Glevinski contemporizou, afirmando que a comunidade tem um grande respeito por Evaldo Dranka, porém, ele defendeu a mudança. “Temos de chegar em um consenso, senão não haverá inauguração”, afirmou, repetindo a fala de Pike.

Representando a família do patrono, a filha de Evaldo, Maria Janete Dranka, defendeu a manutenção da homenagem a Evaldo, lembrando do quanto ele ajudou a comunidade em vida. “Meu pai fez a doação do terreno com o maior carinho, por isso ficamos surpresos com a notícia, porque nada justifica tirar o nome (da escola) dessa maneira. É muito doloroso para nós, principalmente pelo fato de a família não ter sido comunicada antes”. 

Após as explanações dos inscritos Beninca anunciou o início da votação, na cédula constava o seguinte questionamento: “Você é favorável a alteração da denominação da Escola Básica Municipal Evaldo Dranka para Escola Básica Municipal Barra Mansa? ”, tendo como respostas as alternativas “sim” e “não” para serem assinaladas.

A apuração dos votos encerrou-se às 21h35, com o seguinte resultado: 125 votantes pela lista, 124 votos totais, 122 votos válidos, 2 votos nulos, totalizando 94 votos pelo sim e 28 votos pelo não.

Com informações do portal jmais.com.br

 

Informações para imprensa:
Joselito Beluk – Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199
E-mail: imprensa@canoinhas.sc.leg.br
Nosso site: http://www.canoinhas.sc.leg.br
Facebook: https://www.facebook.com/camaracanoinhas/
Instagram: @camaracanoinhas