Em Moção de Apelo, vereadores pedem vacinação para profissionais da Educação

por Assessoria de Imprensa última modificação 11/02/2021 17h21

Texto e fotos: Carlos Eduardo Vipievski

As vereadoras Juliana Maciel (PSDB), Tati Carvalho (MDB) e Zenilda Lemos (MDB), juntamente com o vereador Marcos Homer (PODEMOS), apresentaram na sessão de terça-feira, 09, uma Moção de Apelo. No texto os vereadores solicitam às autoridades estaduais que incluam na 1ª Etapa de Vacinação contra o Covid-19, os profissionais da educação.

A Moção de Apelo será encaminhada ao governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, ao secretário estadual da Saúde, André Motta Ribeiro, e ainda ao Coordenador da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Conforme os vereadores, o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 atendeu em parte a demanda dos profissionais da educação, pois, ainda que tenha inserido os professores e demais profissionais da Educação no grupo prioritário, a vacinação deste grupo possui previsão na terceira etapa, a iniciar no quarto mês de vacinação.

Com a Moção de Apelo, os vereadores têm o objetivo de sensibilizar as autoridades estaduais para que os professores e demais profissionais da Educação estejam incluídos na 1ª etapa de vacinação do grupo prioritário, considerando que haverá demora até que se atinja a 3ª etapa, visando reconhecer a essencialidade dos profissionais da educação, pois como os profissionais da saúde, os educadores são igualmente imprescindíveis para propiciar o futuro das crianças e jovens.

A vereadora Juliana Maciel comentou que a moção é de grande importância, pois o estado está iniciando a volta as aulas presenciais. “Acho de extrema importância que todos os professores e os profissionais da educação no geral, que eles sejam prioridade logo no primeiro grupo de vacinação, isso é essencial para o bom andamento dessa volta as aulas”, comentou a vereadora. O vereador Marcos Homer, que é professor, ressaltou que no ano passado as aulas foram online, e mesmo assim muitos profissionais foram contaminados com Covid-19. “Os professores estarão em contato direto com muitos alunos, então é de suma importância que aconteça a vacinação dos profissionais”, comentou Homer.

A vereadora Zenilda Lemos lembrou que a moção está se referindo a toda a equipe de profissionais que trabalham nas escolas. “Estamos falando de todos os profissionais que atuam diretamente com os alunos nas unidades escolares”, afirmou a vereadora. O vereador Professor Osmar (PSD) agradeceu aos vereadores pela Moção de Apelo, e ressaltou que na sua opinião as aulas não deveriam retornar, pois ainda estamos em estado gravíssimo. “A vacina para os profissionais da educação deveria ser um fator preponderante para a volta as aulas presenciais. Temos que pensar na maior segurança para as crianças e para os profissionais da educação. E tomara que a nossa voz seja ouvida por nosso governador”, disse Osmar. O vereador Willian Godoy (PSD) também parabenizou pela Moção de Apoio e indicou que o requerimento pudesse ser encaminhado a Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

O vereador Wilmar Sudoski (PSD) ressaltou que os professores estarão bastante expostos, e ainda lembrou dos profissionais que atuam no setor de supermercados, que durante todo o tempo estiveram atuando, e em contato com muitas pessoas diariamente. Vereador Maurício Zimmermann (PL) lembrou que são inúmeras as categorias que estão vulneráveis ao vírus, e que os profissionais da educação estarão, a partir de agora, em contato diário com muitas pessoas.

O presidente da Câmara, vereador Gilmar Martins de Souza (PL) ressaltou que o requerimento é de suma importância, e que o governo deve dar uma atenção especial aos profissionais da educação. “Estamos em estado gravíssimo, aumentando sempre a curva de contaminação. Não vejo que seria a hora exata para o retorno das aulas, os hospitais estão lotados, não podemos deixar acontecer aqui o que está ocorrendo em Manaus, não vejo que seria o momento certo para o retorno. Rogamos a Deus, e pedimos em oração a proteção de todos, para que sejamos livres desse vírus que está assolando o mundo”, finalizou o presidente.

Câmara de Vereadores de Canoinhas
Jornalista Carlos Eduardo Vipievski – MTb/SC 04017 JP