Em requerimento, vereadores pedem auxílio de deputado para instalação de Agência Transfusional

por Assessoria de Imprensa última modificação 15/12/2020 15h17

Os vereadores aprovaram na sessão de segunda-feira, 14, um requerimento direcionado ao deputado Estadual, Renato Pike, solicitando que o parlamentar atue junto a secretaria de estado da Saúde, para ver a possibilidade da instalação de uma Agência Transfusional no município. Mesmo sendo considerada a capital catarinense dos Doadores de Sangue, em Canoinhas não há um local para doação de sangue, sendo necessário os doadores se deslocarem para outras cidades.

“Esse assunto já foi amplamente discutido nessa casa de leis, inclusive ouve a realização de uma audiência pública para a reinstalação do Hemosc, que nas discussões acabou se avançando para a instalação de uma Agência Transfusional. Na época tínhamos a certeza que ao menos o Hemosc seria reinstalado em Canoinhas, porém nem o Hemosc muito menos a Agência Transfusional”, afirmou o vereador Coronel Mário (PL).

A vereadora Zenici Dreher (PL) comentou que há questões técnicas para a instalação do Hemosc ou da Agência Transfusional, mas que essas questões técnicas devem ser analisadas. “Que essas condições técnicas sejam revistas, no município e na região, para que possa realmente ser instalada essa Agência Transfusional em Canoinhas”, comentou. A vereadora Norma Pereira (PSDB) sugeriu colocar junto ao requerimento a documentação que já existe, que traz informações sobre o local que poderia ocorrer a instalação da agência.