Em requerimento, vereadores solicitam melhorias no agendamento do INSS de Canoinhas

por Assessoria de Imprensa última modificação 17/02/2021 16h21

Texto e foto: Carlos Eduardo Vipievski

E a Agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Canoinhas continua sendo pauta na Câmara de Vereadores. Na sessão de segunda-feira, 15, a vereadora Silmara Gontarek (PSL) apresentou um requerimento, que após discussão e aprovação em plenário, foi assinado por todos os vereadores, ficando autoria de toda a edilidade. No texto, enviado à superintendente Regional Sul do INSS, Kathia Maria Moreira Braga, os vereadores solicitam medidas para salvaguardar os direitos da população que enfrentam dificuldades para agendamento e perícias médicas.

O requerimento traz que são recorrentes os problemas com a agência do INSS de Canoinhas, principalmente em razão da falta de médicos peritos e na demora no agendamento das perícias. O texto traz também que há uma demora no atendimento, o que vem causando transtornos e inconvenientes a população, especialmente idosos, gestantes, doentes, acidentados, que chegam a ficar meses a espera da perícia. O documento ainda lembra que o benefício é de caráter alimentar e essencial para a sobrevivência do segurado e de seus familiares.

No requerimento os vereadores ressaltam que alguns segurados na busca de atendimento, se deslocam para as cidades vizinhas, com Mafra, Porto União, São Bento do Sul e outros municípios, gerando despesas adicionais, e em muitos casos, impossível de ser suportado pelo segurado. Conforme o texto aprovado, a agência do INSS de Canoinhas atende também os municípios de Três Barras, Major Vieira e Bela Vista do Toldo, totalizando uma população de mais de 84 mil habitantes.

Os vereadores solicitam no requerimento que se realize medidas necessárias e cabíveis para salvaguardar os direitos da população que utiliza a agência de Canoinhas, e que seja criada uma alternativa ao agendamento pelo número 135, disponibilizando um atendente no balcão de atendimentos das agências locais do Órgão Previdenciário.

A vereadora Tati Carvalho (MDB) comentou que todos os vereadores estão bastante preocupados com as questões levantadas no requerimento, e ressaltou a importância de todos se unirem na busca de apoio para o retorno das perícias médicas no INSS de Canoinhas. O vereador Marcos Homer (PODEMOS) também lembrou que muitas consultas a processos e agendamentos são realizadas pela internet, mas que as pessoas que necessitam desses serviços muitas vezes não têm acesso a internet.

Câmara de Vereadores de Canoinhas
Jornalista Carlos Eduardo Vipievski – MTb/SC 04017 JP