Escritora Rosa Maria Tesser apresenta seus livros para presidente da Câmara

por Assessoria de Imprensa última modificação 09/11/2018 14h01
Rosa Maria Tesser já lançou quatro livros com o tema “Guerra do Contestado”
Escritora Rosa Maria Tesser apresenta seus livros para presidente da Câmara

Escritora apresentou livros sobre o Contestado

O presidente da Câmara de Vereadores de Canoinhas, vereador Coronel Mario Erzinger (PR), recebeu a visita da escritora Rosa Maria Tesser nesta quinta-feira, 8, em seu gabinete. Esteve acompanhando a escritora, a diretora administrativa da Fundação Cultural de Canoinhas, Silvana Ressel do Prado.

Com 73 anos de idade, a professora aposentada e escritora, nascida em Irani e moradora de Balneário Piçarras, Rosa Maria Tesser já lançou quatro livros com o tema “Guerra do Contestado”. Em seu último livro, o foco é um dos personagens que registrou em fotografias parte do conflito no Planalto Norte Catarinense, com o título “Claro Gustavo Jansson, o fotógrafo do Contestado. Memorial de 100 do conflito”.

A escritora esteve também apresentando seus outros livros e conversando com o presidente sobre a importância da história do Contestado na região. “Parabenizo o projeto que visa incluir no currículo escolar municipal a disciplina sobre o Contestado”, comentou a escritora.

Projetos de Lei sobre o assunto:

O presidente da Câmara destacou que “o assunto é tão importante para nossa sociedade que estudo em incluir projeto de Lei para incluir matéria específica sobre a história do Contestado nas escolas do município”, ressaltou.

Há também em Canoinhas a Semana do Contestado, comemorada todos os anos de 20 a 27 de outubro, e que tem o objetivo de ampliar a cultura e visa implantar ações voltadas ao tema, devido à importância histórica para o município.

A lei nº 144/2017, de autoria do vereador Wilmar Sudoski (PSD), fez alterações na lei original 3.752, de 13/09/2004, incluindo a realização de palestras, sessões cívicas e comemorativas, exposições e outras atividades culturais voltadas ao tema.