Estiagem: Vereadores solicitam limpeza e desassoreamento em rios

por Assessoria de Imprensa última modificação 18/11/2020 09h44

Com a falta de chuva em todo o estado de Santa Catarina, os rios que passam por Canoinhas já estão com os níveis de água extremamente baixos, e com isso se torna mais fácil a realização de limpeza e desassoreamento. E na sessão de terça-feira, 19, foi aprovado dois requerimentos direcionados à diversos órgãos públicos, com o objetivo de um estudo para uma ação de limpeza e desassoreamento nos rios que passam pelo município.

Um dos requerimentos é direcionado ao prefeito Beto Passos, ao secretário de Meio Ambiente Agostinho Machado Filho, ao secretário de Obras Luiz Alceu Witt Junior, e a secretária de Saúde Kátia Oliskowski Munhoz, para que eles possam realizar uma parceria com a Polícia Ambiental, com o Instituto do Meio Ambiente, com a Casan, com o Comitê da Bacia do Rio Canoinhas, com o Clube Náutico, com a Defesa Civil, com empresas, pescadores e proprietários de ranchos de pesca, para que seja realizada a limpeza e desassoreamento do Rio Canoinhas e do Rio Água Verde.

No requerimento os vereadores solicitam que os órgãos possam aproveitar esse momento de estiagem para a retirada de troncos e galhos, bem como de todo o lixo que se encontra depositado no leito dos rios, e ainda a realização dos trabalhos de desassoreamento. O texto ainda traz que a realização da ação deve levar em consideração todos os cuidados de segurança e as recomendações dos setores de saúde, quanto a questão sanitária em razão do Covid-19.

O vereador Wilmar Sudoski comentou que estamos vivendo um momento com dois problemas graves, de um lado a pandemia e de outro a estiagem que assolado toda a região. “É importante que se faça um estudo sobre a limpeza dos rios. Sabemos que há um decreto do governador que proíbe aglomerações, mas de uma forma muito serena, muito organizada estrategicamente, eu vejo que isso é possível de ser feito. Temos que aproveitar esse momento, onde o rio está muito baixo, então poderia ser feito todo esse trabalho de limpeza e desassoreamento”, comentou Sudoski.

O outro requerimento aprovado, também de autoria de todos os vereadores, é destinado ao prefeito, e aos secretários de Meio Ambiente e Obras, solicitando que seja realizada a limpeza do Rio Monjolo, com início na rua Wolf Filho até o Rio Canoinhas, bem como na curva do Rio Canoinhas sentido à Três Barras.