Gestora e Secretário Municipal Participam de Sessão na Câmara

por Assessoria de Imprensa última modificação 12/06/2024 14h22

Gestora e Secretário Municipal Participam de Sessão na Câmara

A Gestora da Fundação Cultural de Canoinhas, Viviane Guedes, e o Secretário de Obras, Leandro Pires, usaram a Tribuna para destacar as ações de suas respectivas pastas

As duas sessões desta semana contaram com a participação da Gestora da Fundação Cultural de Canoinhas, Viviane Guedes, e do Secretário de Obras, Leandro Pires. Ambos fizeram uso da Tribuna para destacar as ações já realizadas e as futuras iniciativas.

Segunda-feira

Na segunda-feira, 10, a Gestora da Fundação Cultural de Canoinhas, Viviane Guedes, apresentou um resumo das ações desenvolvidas de julho de 2023 até o momento. Ela iniciou mencionando que a Casa da Cultura está desenvolvendo projetos de canto, musicalização, violino e teclado com seus alunos. O processo seletivo simplificado para a contratação de novos professores está na fase final, com vagas para cursos de acordeom, artesanato, fanfarra (Banda Novos Talentos), inglês, violão e teatro. A ideia é descentralizar os cursos para os bairros da cidade, em locais com suporte aos alunos, como a Casa da Cidadania e a antiga UGV.

O complexo turístico de Marcílio Dias atualmente abriga o Museu Orty de Magalhães Machado. A Fundação Cultural também cede o espaço para a Academia de Letras, oficinas, palestras e outros eventos realizados ao longo do ano, como eventos e exposições. Durante a reinauguração do museu em Marcílio Dias, houve também uma exposição dos vestidos de várias edições da Rainha da Fesmate.

A Banda Novos Talentos conta com o suporte da Fundação Cultural, que custeia a manutenção dos instrumentos, totalizando quase 23 mil reais desde julho de 2023.

Sobre a Lei Paulo Gustavo, uma verba federal, a organização e distribuição dos recursos são realizadas pela Fundação Cultural, que trabalha no edital em conjunto com o Conselho Municipal de Patrimônio Natural, Histórico, Artístico e Cultural – COMPHAC, responsável pela avaliação dos projetos.

Estamos trabalhando na Política Nacional Aldir Blanc de apoio à cultura, com uma verba de 401 mil reais, e o edital será lançado em breve. O Plano de Ação foi cadastrado com consultoria pública.

O Natal em Família foi organizado pela Fundação Cultural com o apoio da Secretaria de Educação, incluindo várias apresentações que envolveram diferentes faixas etárias. As atividades incluíram uma mostra de dança, projeção 3D na igreja matriz, camerata de Florianópolis, concerto solidário da Banda Novos Talentos, show infantil dos Peraltas, cinema na praça e show dos Agro Boys, totalizando quase um mês de eventos.

Teremos o Festival da Canção, no dia 28 de junho às 19h na SBO, com três categorias: infantil, juvenil e adultos. As seletivas estão ocorrendo nas escolas da rede municipal e estadual, proporcionando às crianças e adolescentes a oportunidade de mostrar seus talentos musicais. Viviane encerrou mencionando a verba de 20 mil reais para custeio/ajuda no Teatro do Salto.

Terça-feira

Na terça-feira, 11, o Secretário de Obras, Leandro Pires, falou aos vereadores e munícipes. Pires iniciou elogiando a pasta e afirmando que, com a chegada de novos equipamentos comprados pela prefeita, está sendo possível realizar um serviço completo nos bairros e localidades. O Campo d’Água Verde foi o primeiro a ser contemplado. Em seguida, será atendida a comunidade do Água Verde, com serviços completos como patrolamento, limpeza de valas e bocas de lobo, seguidos de colocação de pedras.

Após as melhorias no Água Verde, a equipe se dirigirá ao bairro Piedade. “Vamos estar em cima, é um pedido da nossa prefeita fazer um serviço de excelência, não um trabalho meia-boca”, afirmou Pires.

O Secretário Leandro também elogiou Gil Baiano, mencionando que aprendeu com ele que sem um comboio de máquinas, o serviço não aparece. “Tem de levar todo o maquinário; se não trabalhar dessa forma, nada sai. Patrolar, cobrir, limpar valas e sarjetas. Estamos realizando esse serviço graças à nossa prefeita”, pontuou.

“A prefeita assumiu com maquinário sucateado. Com 2,5 mil km de estrada de chão e sem recursos para atendimento, era muito triste. Fica aqui meu agradecimento à prefeita. Isso é fazer gestão. Não é dinheiro jogado fora”, concluiu.

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199