Moradores lotam sessão itinerante e cobram soluções para as estradas do distrito de Pinheiros

por admin última modificação 08/03/2018 21h20
Líderes comunitários apontam problemas nas escolas e pedem incentivos ao esporte e a agricultura durante reunião na localidade de Barra Mansa

Mais de 120 moradores das comunidades que integram o distrito de Pinheiros acompanharam a sessão itinerante da Câmara Municipal de Vereadores na noite de segunda-feira (16), no salão de festas da capela São Pedro - São Paulo, na localidade de Barra Mansa. As condições das estradas gerais e vicinais mais uma vez foram alvo de reclamações por parte dos moradores.

Em novembro de 2011, durante reunião na localidade de Rio dos Pardos, a recuperação de estradas já havia encabeçado a lista de pedidos. Líderes comunitários cobraram urgência nos reparos, apontaram problemas nas escolas e pediram mais incentivos por parte do poder público municipal ao esporte e à agricultura.

Na abertura dos trabalhos, o presidente da Câmara, vereador Paulo Glinski (PSD), explicou passo a passo o andamento de uma sessão legislativa, elogiou a participação maciça das comunidades e disse que a noite seria reservada, principalmente, para que os moradores apresentassem seus pleitos e tirassem suas dúvidas. “Viemos até aqui para ouvi-los. Posteriormente iremos documentar todos os pedidos e encaminhá-los aos setores competentes”, frisou.

Parte das dúvidas foi esclarecida e pleitos apresentados por moradores obtiveram respostas e prazos de execução por parte dos secretários municipais presentes na reunião. Participaram da sessão os titulares das pastas de Saúde, Obras, Desenvolvimento Rural e Educação. “O papel da sessão itinerante é exatamente esse. Buscar os anseios da comunidade e, na medida do possível, obter respostas por parte do poder público municipal”, completou Glinski.

A palavra dos vereadores:

Vereadores fizeram, durante o pequeno expediente, o uso da palavra para manifestar suas posições sobre temas de interesse público. Alexey Sachweh (PPS) falou sobre o projeto de lei, de sua autoria, que prevê descontos no IPTU aos proprietários que mantiverem conservados e limpos as calçadas, jardins e fachadas de suas residências. Ele também solicitou que a Secretaria Municipal de Educação disponibilize um professor de Educação Física para atuar na Escola Isolada Municipal Edemita C. Rosa, na localidade de Paula Pereira.

Representante da comunidade de Barra Mansa, vereador Célio Galeski (PSD), falou de suas indicações para as comunidades que integram o distrito de Pinheiros. Ele pediu para que o prefeito municipal mande o setor competente instalar lâmpadas e luminárias na rede de energia elétrica na comunidade local. A iniciativa beneficiará mais de 70 residências que ficam situadas ao longo das estradas da comunidade.

Galeski também solicitou que a Secretaria do Desenvolvimento Rural disponibilize o transporte de calcário da empresa Ciscal até as comunidades rurais. O material é fornecido através de uma parceria firmada entre o Programa Porteira Adentro e a Epagri. O produtor, segundo a proposta, ficaria apenas com a responsabilidade do recolhimento de taxa referente ao frete.

Vereador Miguel Gontarek (PSD), representante da localidade de Rio dos Pardos, apresentou juntamente com o vereador Célio Galeski indicação para que a Secretaria Municipal de Obras execute o patrolamento, alargamento e colocação de pedra brita em todas as estradas do distrito de Pinheiros.

O vereador Beto Passos (PT) lembrou que o distrito de Pinheiros é o maior produtor de fumo do Planalto Norte catarinense e responsável por grande parte da arrecadação do município. “Mas, infelizmente, não vem recebendo a atenção merecida por parte da administração municipal”, comentou. Ele citou ainda denuncias sobre uma criança com deficiência física que vem sendo transportada em um ônibus escolar amarrada ao banco e de que alunos da Escola Municipal Maria Isabel de Lima Cubas estariam sendo obrigados a limpar os banheiros da unidade devido a falta de serventes.  

João Grein (PT) disse que o interior obteve conquistas ao longo dos anos, porém, enfatizou ainda que os acessos, a precariedade da telefonia e a falta de sinal de internet são problemas que afligem as pessoas que residem no meio rural. 

Manifestações dos moradores

A tribuna livre teve a participação inicial de Giovani Glevinski, morador da localidade de Serra das Mortes, que elencou uma série de problemas relacionados ao distrito. De imediato fez alusão a falta de água na Escola Municipal Evaldo Dranka, situada na localidade e cobrou uma posição do governo municipal. “As crianças têm que levar água de casa para beber”, denunciou.

Conforme o morador, a prefeitura havia feito a aquisição dos canos que fariam a ligação da caixa de água da comunidade até a escola, porém, o material era de qualidade duvidosa e não suportaria o volume e a pressão. “Tiveram que comprar outros canos e ainda pediram que os membros da Associação dos Pais e Professores (APP) ficassem responsáveis pela instalação”, relatou. Na oportunidade, ele questionou aos secretários de Obras e de Educação se a APP seria mesmo responsável por fazer valetas e colocar os canos.

Glevinski solicitou que a Fundação Municipal de Esportes altere as datas referentes aos campeonatos que envolvem times interioranos. A medida, segundo ele, evitaria o esvaziamento das programações festivas das localidades. “É só mudar a disputa dos jogos para os sábados à tarde já que as festas de igreja acontecem sempre aos domingos”, lembrou.

Ele pediu ainda que os vereadores busquem, junto a Secretaria do Desenvolvimento Regional (SDR), mecanismos para que a estrada que liga a SC-280 até a localidade de Barra Mansa seja completamente recuperada. “Tem material estocado (pedra brita) e maquinário parado. Enquanto isso, a estrada está em péssimas condições de tráfego com bueiros arrebentados e buracos. Em alguns pontos, não passam dois caminhões devido ao estreitamento da pista”, frisou. Ele também cobrou soluções para as linhas telefônicas do distrito e sinal de internet para as comunidades interioranas.

Já o presidente da igreja católica de Alto de Pinheiros, Antonio Cubas, apontou três pontos essenciais para as comunidades do distrito. O primeiro deles diz respeito à instalação de duas creches rurais: uma delas em Rio dos Pardos e outra na Barra Mansa. “As mães não tem onde deixar seus filhos e ficam sem ter como ajudar os maridos na roça”, ressaltou. Cubas também pediu que ao realizar o trabalho nas estradas rurais, a Secretaria de Obras conclua os serviços antes de partir para outra comunidade. “Que deixem os maquinários na localidade e só saiam daqui depois que o serviço tiver bem feito e terminado”, desabafou.

O morador também cobrou soluções para as constantes quedas de energia elétrica que ocorrem, principalmente, no período da safra durante a secagem do fumo. “Precisa fazer trocas de peças na rede de distribuição que fica na localidade do Rio da Areia de Baixo. Diz a Celesc que o custo é caro, mas algo tem que ser feito e com urgência”, finalizou.

Omar Nidzielski, presidente da Associação de Moradores de Serra das Mortes, questionou os motivos que levaram a Secretaria Municipal de Obras a paralisar os serviços no britador situado na comunidade. “Queria saber o porquê está parado e se os funcionários estão ganhando sem fazer nada”, indagou. Ele pediu reparos urgentes nas estradas e acessos às propriedades rurais e perguntou se existia algum projeto, por parte da administração municipal, de instalar um posto de saúde na sua localidade.

O último morador a ocupar a tribuna livre foi José Ribeiro, da localidade de Barra Mansa, que reclamou da falta de políticas públicas que incentivem a diversificação das culturas. “O jeito é plantar fumo, pois o resto que produzimos não temos onde vender”, afirmou. De acordo com Ribeiro, o governo municipal deveria criar uma central de estocagem e distribuição de hortigranjeiros como forma de facilitar a comercialização dos produtos vindos do campo. “O prefeito nos prometeu um mini-ceasa durante a campanha e até agora não cumpriu”, completou.

 

 

Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas
Jornalista Rodrigo Melo – MTb/SC 01467 JP
Fones: 47 3622 3396/ 8805 5134