Perícias Médicas do INSS volta a ser tema de discussão dos vereadores de Canoinhas durante Sessão

por Assessoria de Imprensa última modificação 18/11/2020 09h53

Durante a 24ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, 7, o assunto Perícias Médicas do INSS, que a população de Canoinhas há um certo tempo não tem, foi tema de discussão novamente. Vereador Coronel Mario em sua fala destacou a chefe de gabinete da Câmara de Vereadores, Marli Santos, que teve a iniciativa de enviar um e-mail para Brasília questionando a falta de Perícia Médica e de perito(a) em nossa cidade.

Mario fez leitura de parte do e-mail endereçado à Coordenação de Perícia Médica e ao Presidente Nacional do INSS: “...sem o serviço os segurados que precisam fazer perícia, uma vez em outra cidade, muitas vezes sem dinheiro para sequer comer que dirá para pedir o carro para fazer uma perícia”, bem como também a resposta: “informa-se que há previsão legal de que o INSS deverá custear as despesas decorrentes do deslocamento dos segurados para realização de perícia médica, de acordo com o art 171 do Decreto 3.048/199”. Art 171, diz: “Quando o segurado ou dependente desloca-se por determinação do Instituto Nacional do Seguro Social para submeter-se a exame médico-pericial ou a processo de reabilitação profissional em localidade diversa da de sua residência, deverá a instituição custear o seu transporte e pagar-lhe diária no valor de R$ 24,57 (vinte e quatro reais e cinquenta e sete centavos), ou promover sua hospedagem mediante contratação de serviços de hotéis, pensões ou similares”.  Diante do relato Mario concluiu: “acredito que nós e a população desconhecíamos esse decreto e esse direito do cidadão, mas aqui está um documento. É lei tem que ser cumprido, não é um favor para o cidadão, é lei”.

Vereador Paulo Glinski corroborou a fala do colega de bancada ao informar que a resposta é bastante importante, embora na prática se alguém conseguir uma diária do INSS temos que erguer as mãos para o céu e agradecer. Temos muitas pessoas portadoras de doenças graves, condições gravíssimas e assim mesmo são negados os benefícios, eles têm que entrar judicialmente para ganhar e olha lá. “Não deveremos criar uma falsa expectativa, algo que não deverá ser concretizada, essa devolução de valores, gastos pela pessoa que precisa viajar com as perícias” concluiu Glinski.

Norma Pereira que já lutou, brigou outras vezes por essa causa, falou que tudo é feito através de agendamento no INSS, lembrou da dificuldade no passado do transporte dessas pessoas, horários que não fechavam troca de ônibus e outros.

Edmilson Werka lembrou que junto com o vereador Chico Mineiro e o prefeito Beto Passos estiveram em Brasília há alguns meses e foram de gabinete em gabinete dos deputados, lideranças políticas, pedindo pelo retorno da perícia médica em nossa cidade. “Acredito que esse auxílio, devolução de valores com transporte, alimentação e hotel é uma ilusão, não adianta nós criamos uma falsa expectativa para a nossa comunidade”, enfatizou.

Wilmar Sudoski lembrou de tantos requerimentos que fizemos, mas não obtivemos resposta, devemos guardar esse e-mail como um documento, parabenizou a chefe de gabinete Marli Santos pela inciativa em prol da sociedade.

Presidente Célio Galeski destacou a atuação da chefe de gabinete, Marli Santos: “sua atuação foi exemplar, fico muito feliz pela sua competência. Tenho orgulho de tê-la como assessora por muitos anos”. Por fim lembrou que o vizinho município de Três Barras faz o transporte destas pessoas e pediu ao colega vereador Paulo Glinski, que também é procurador daquele município, para que possa estar ajudando, auxiliando o executivo canoinhense para que também possa oferecer este transporte.

Informações para imprensa:

Joselito Beluk – Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores