Presidente apresenta requerimentos sobre incentivos para empresas

por Assessoria de Imprensa última modificação 18/11/2020 09h45

Com o objetivo de fiscalizar como estão os incentivos às empresas, o presidente da Câmara de Vereadores, Paulinho Basílio (MDB), apresentou na sessão de terça-feira, 18, um total de 22 requerimentos cada um direcionado a uma empresa. O objetivo é saber o que de fato houve de repasse, por parte do executivo, dos incentivos aprovados em lei pelo Legislativo.

É comum que a Prefeitura encaminhe Projeto de Lei com incentivos para as empresas como: Cascalho, Pedra, Hora/Máquina, entre outros. “Desde 2017 nós votamos projetos de lei de incentivo às empresas, como cascalho, hora/máquina. E algumas dessas empresas ou dos responsáveis pelas empresas, nos encontram na rua e questionam o porquê o vereador aprova a lei, mas o material não chega”, comentou Paulinho Basílio.

O presidente ainda lembrou que aparentemente, para os empresários, a Câmara aprova os projetos, mas não é colocado em prática efetivamente. Sendo assim o vereador apresentou os requerimentos para ver com as empresas se foram ou não enviados os incentivos aprovados nas respectivas leis. “Se o executivo prometeu que entregaria, deveria ter entregue ou no mínimo falar com os empresários que não fariam a entrega. A gente avaliza as ações, mas elas não se concretizam”, afirmou Paulinho Basílio.

Vereador Coronel Mário (PL) parabenizou o presidente pelos requerimentos e comentou a importância de ter um controle das leis de incentivos que foram aprovadas pela Câmara. Vereador Célio Galeski (PL) comentou que sempre foi favorável aos incentivos para empresas, e salientou que existem casos com doações de quantidades altas de materiais que devem ser revistas pelo executivo.

Também comentando sobre a importância de incentivos às empresas, o vereador Wilmar Sudoski (PSD) lembrou que Canoinhas espera há anos pela vinda de uma indústria, que a atual e mesmo as administrações anteriores sempre buscaram por indústrias, mas infelizmente ainda não se instalou no município. Por esse motivo o vereador lembrou da importância de incentivar as empresas locais. “Nós temos que pensar realmente com muito carinho em atender as nossas empresas que estão aqui. Porque se hoje nós temos empresas fortalecidas são gente do lugar, são famílias, pessoas que iniciaram suas indústrias, seus empreendimentos e tiveram êxito”, comentou o vereador.

A vereadora Norma Pereira (PSDB) também parabenizou o presidente pelos requerimentos, e comentou que também soube de alguns empresários que não conseguiram os seus incentivos. “Nós aprovamos aqui imediatamente quando se trata de auxílio e estímulo para a geração de emprego e renda. Para que as pessoas encontrem a sua vocação, que elas descubram quais são as habilidades que elas que elas possuem para gerar emprego e renda. Todo nós aqui somos cem por cento favoráveis”, disse.

“De qualquer maneira nós temos que fazer uma efetiva fiscalização, porque passou por esta casa. Eu não lembro de ninguém votando contra projetos de incentivo. O intuito é muito simples, melhorar e facilitar essas condições, nós vamos ter que levar a sério e fazer com que isso seja feito corretamente”, finalizou o presidente Paulinho Basílio.