Presidente da ACIC apresenta Projeto de Desenvolvimento Econômico Local aos vereadores

por Assessoria de Imprensa publicado 02/10/2018 18h42, última modificação 02/10/2018 18h42

Vereadores com o presidente da ACIC

A sessão desta segunda-feira, 1, teve a presença do presidente da Associação Empresarial de Canoinhas (ACIC), Reinaldo de Lima Junior. Na oportunidade, foi apresentado aos vereadores canoinhenses o Projeto DEL – Desenvolvimento Econômico Local.

A apresentação de Reinaldo iniciou com informações sobre a missão, visão e negócio da Acic. Em seguida foram passados números e comparativos, incluindo levantamento de empresas ativas em Canoinhas no ano de 2018.

São 811 empresas do comércio, 1315 empresas de serviços e 102 indústrias. Microempreendedores são 578 no comércio, 785 empresas de serviço e 47 indústrias. Entre igrejas, associações sem fins lucrativos e APPs de escolas, são 194. No total são 3392 empresas constituídas.

“O maior número de empresas por setor se encontram no comércio em Canoinhas, segundo dados da Facisc”, explicou Reinaldo. “Neste ano estamos com um saldo positivo de empregos formais na cidade, tendo um crescimento nos últimos dois anos”.

Reinaldo ainda destacou a importância das instituições de ensino no município. Em 2000 havia 5% de pessoas com 25 anos ou mais com ensino superior. Dez anos depois esse índice aumento passando para 10%. “São dados de extrema relevância para a melhoria da cidade”.

Os dados apresentados serviram para mostrar a evolução e crescimento de Canoinhas nos últimos anos.

Sobre o projeto DEL

Reinaldo iniciou sua explicação citando exemplos de cidade como Rio Negrinho, que iniciou o programa há aproximadamente um ano. “Tivemos contato com o prefeito de Canoinhas e a secretaria de desenvolvimento econômico para fomentarmos a execução desse projeto, já em 2019. É uma parceria entre o poder público, entidades privadas e público em geral”, relatou. O projeto é inspirado em outros municípios do país, essencialmente como acontece na cidade de Maringá, no Paraná.

“O custo para operacionalização deste projeto gira em torno de R$ 130 a R$ 150 mil, sendo que 1/3 desse valor é subsidiado pela própria Facisc”, explicou.

O objetivo do programa Desenvolvimento Econômico Local, o DEL, tem como objetivo aumentar a competitividade capacidade de transformação dos municípios de pequeno e médio porte.

Também visa instituir um modelo de gestão capaz de contribuir para o desenvolvimento, garantindo a continuidade dos projetos de interesse da comunidade em prol do desenvolvimento econômico sustentável.

O projeto ainda prevê criar uma política de desenvolvimento econômico sustentável nos municípios, de médio a longo prazo, fortalecer os setores produtivos e estratégicos dos municípios, e fortalecer a parceria público e privado. No DEL, parceiros públicos, o setor empresarial e atores não governamentais trabalham coletivamente para melhorar as condições de crescimento econômico e geração de emprego.

“A Associação Empresarial irá liderar os atores locais, que são protagonistas na formulação de estratégias, tomada de decisões, econômicas e na sua implantação”, explicou o presidente da Acic. “Toda sociedade estará envolvida no processo e os municípios serão replanejados com projeção de 20 anos à frente, da adequação das leis à análise econômica”.

Reinaldo ainda destacou que a Acic não tem nenhum retorno financeiro com o projeto, mas ela cumpre com a sua missão, que é fomentar o desenvolvimento, “e não só das grandes empresas, mas das pequenas também”, concluiu.

Falas dos vereadores

Os vereadores Wilmar Sudoski e Paulo Glinski, do PSD, vereadores do PR, Chico Mineiro, Edmilson Verka e Coronel Mario Erzinfer, falaram sobre importante projeto.

Sudoski em sua fala destacou que a Acic “está cumprindo com o seu papel, ajudando efetivamente no desenvolvimento de Canoinhas com mais uma grande ação”.

Chico Mineiro falou do apoio e importância da entidade para os empresários: “apoiar pequenas empresas também é muito importante, com incentivos em vários aspectos”, destacou.

Paulo Glinski também falou sobre o papel dos vereadores: “sempre apoiamos e aprovamos projetos que desenvolvam o município, e esse projeto DEL vem ao encontro das necessidades para um crescimento mais efetivo da cidade”.

Verka destacou sobre projeto que está tramitando na Câmara de sua autoria: “esse projeto vem ao encontro das propostas da ACIC, pois visa incentivar o desenvolvimento econômico e social da cidade e também a criar um fundo específico para essa área”, ressaltou.

Presidente da Câmara destacou que Reinaldo “desde o primeiro momento que assumiu a presidência da Associação, vem desenvolvendo uma relação muito importante entre as ações da entidade e as que afetam a sociedade. Só temos a agradecer esse empenho”, enalteceu vereador Coronel Mario.