Presidente da Câmara, vereador Coronel Mario apresenta prestação de contas 2018

Câmara devolverá ao poder executivo municipal, R$ 1.233.587,20
Presidente da Câmara, vereador Coronel Mario apresenta prestação de contas 2018

Presidente usa tribuna para apresentar prestação de contas 2018

Ao prestar contas à comunidade e vereadores, o presidente da Câmara de Vereadores, Coronel Mario Erzinger (PR), na noite desta segunda-feira, 17, apresentou um completo balanço da produção legislativa, gastos e economia aos cofres públicos durante todo o ano de 2018.

Erzinger iniciou sua fala fazendo uma menção ao prefeito municipal Beto Passos, cumprimentando e parabenizando pelo fato que, em um dos seus primeiros requerimentos formulados neste ano foi o encaminhamento de um anteprojeto para regulamentar a LAI - Lei de Acesso à Informação, que foi acolhido pelo prefeito junto à procuradoria do município.

Erzinger explicou que em conversa no início do ano com o auditor do Tribunal de Contas, foi destacado a nota de Transparência da Câmara em 2016 “que segundo ele, era uma nota pífia de 3.33”, destacou. “E nesta semana tomamos conhecimento que nossa nota passou de 3.33 para 8.17, um grande avanço”.

Erzinger fez a menção que a transparência foi um dos compromissos seus como presidente da Câmara, cobrando do Executivo que esta nota fosse aumentada, e justificando que a mesma pode ser melhorada no próximo ano, devido alguns pontos que ainda serão melhorados no quesito transparência.

Sobre as ações na Câmara, foi apresentado a criação do Memorial do Setor Ervateiro, substituição de lâmpadas fluorescentes por Led, manutenção do plenário, com lixamento e aplicação de selador, além de o plenário ser utilizado 70 vezes durante o ano para realização de reuniões, eventos, treinamentos para diversas entidades do município. “Fomos muito questionados sobre a construção de uma nova câmara, mas infelizmente nosso município ainda não possui um auditório digno para receber eventos, e isso precisa ser discutido. Não pretendemos fazer uma nova casa de Leis, mas a comunidade precisa de um local adequado para grandes eventos, e sempre que procurados cedemos o espaço para atender a demanda”, concluiu.

Prestação de Contas

Foram realizadas durante todo ano, 82 sessões ordinárias e mais 11 extraordinárias. Sobre a produção legislativa de 2018, foram apresentados 1389 projetos, requerimentos e indicações até a data de 17 de dezembro, sendo somente projetos de Lei Ordinária, um total de 174 (tabela anexo).

Sobre as despesas (anexo), foi feita uma análise de 2014 até 2018, incluindo os gastos de despesas com pessoal, diárias, material de consumo, serviços de terceiros e material permanente, totalizando um gasto de R$ 3.289.142,80. Somente em diárias, a economia foi de mais de 40% durante o ano.

Valor devolvido à prefeitura de Canoinhas (tabela anexa): neste ano será devolvido aos cofres públicos um total de R$ 1.233.587,20 sendo:

R$ 911.354,79 – devolução duodécimo

R$ 308.120,23 – IRPF

R$ 4.112,18 – rendimento aplicação

Fala dos vereadores

Vereador Paulo Glinski (PSD) também destacou que foi uma honra ter trabalhado com o presidente da Câmara durante as sessões, nas reuniões das Comissões e no dia a dia. “O senhor honrou o mandato de presidente, extensivo a mesa diretora”, destacando que também já foi presidente da Casa de Leis e sabe sobre as dificuldades desta responsabilidade: “ela extrapola a função de vereador, tem a questão administrativa, social, o contato com o executivo”, explicou, destacando que o trabalho do vereador Coronel Mario foi exemplar, “e registro aqui publicamente o meu reconhecimento pela excelência do trabalho que o senhor prestou neste ano”.

“Tenho a honra de ser vereador junto com o senhor”, destacou Edmilson Verka (PR) em sua fala, citando também a transparência do trabalho realizado pelo presidente da Câmara. “Nos sentimos honrados pelo trabalho feito pelo senhor e sua equipe, pois é a imagem nossa também, de todos os vereadores para comunidade, e sabemos de seu profissionalismo enquanto comandante da Polícia Militar durante muitos anos, e agora nesta Casa de Leis”, enalteceu Verka.

Célio Galeski (PR) destacou que o trabalho do presidente da Câmara encerra somente no dia 31 de dezembro, com muito trabalho ainda pela frente, “e sabemos de sua competência e capacidade que tanto honrou esta Câmara”, finalizou.

Informações para imprensa:

Sérgio Teixeira da Silva – Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores