Professor Osmar propõe discussão de alternativas para o Trânsito na SC-477 durante a reforma

por Assessoria de Imprensa última modificação 19/06/2024 11h18

A ideia do vereador é buscar uma alternativa para diminuir o trânsito de caminhões em horários de pico, permitindo um fluxo melhor para os veículos menores. Estamos cientes das dificuldades, mas se encontrarmos uma solução, poderemos resolver um grande problema juntos

O vereador canoinhense, professor Osmar Oleskovicz, sempre atento às diversas demandas locais e regionais, tem recebido várias sugestões que impactam muitas pessoas. Durante a sessão legislativa ordinária de terça-feira, 18 de junho, o vereador trouxe para discussão na Câmara Legislativa algumas questões relativas ao trânsito durante a reforma completa da SC-477, que liga Canoinhas a Papanduva.

Através do Requerimento nº 253/2024, de sua autoria, ele solicitou que seja encaminhado ofício à responsável pela Coordenadoria Regional de Infraestrutura Norte, Andréa Cristina Teixeira Roveda, pedindo estudos de melhoria do tráfego na SC-477, no trecho Canoinhas/Papanduva, durante a execução da recuperação da malha viária, incluindo a criação de rotas alternativas.

Oleskovicz justificou sua solicitação mencionando que tem percebido, e recentemente recebeu, várias reclamações de pessoas que frequentemente utilizam a SC-477 para ir ou voltar do trabalho. “Eu sempre agi assim: quando temos um problema, trazemos para o debate. Se conseguirmos resolver, ótimo; caso contrário, ao menos tentamos”, destacou.

Segundo ele, há relatos de pessoas esperando mais de quatro horas na fila. A ideia dele é melhorar o fluxo dos veículos pequenos ou criar rotas alternativas. Ele ressaltou que, embora a reforma cause transtornos, é necessário pensar em alternativas junto com as demais autoridades. O vereador sugeriu acionar as câmaras de vereadores de Major Vieira e Papanduva para debaterem juntos e ajudarem os afetados.

O vereador Adilson Steidel solicitou para assinar também o requerimento, lembrando da solicitação do material sobrante da antiga rodovia para ser colocado no trecho de Arroios ao Salto d’Água Verde, que já ajudaria se os motoristas utilizassem essa estrada como alternativa de desvio.

O vereador Gil Baiano pediu a palavra e falou do desvio por Bela Vista do Toldo, que sairia em Major Vieira, ou ainda outra rota/alternativa é por Mafra, utilizando a BR-116 até a BR-280. “Vejo que vamos ter que enfrentar essa dificuldade neste momento. A população tanto clamou e o momento chegou, mas essas dificuldades estão presentes. Quanto ao material fresado retirado da antiga rodovia, era um sonho ter esse asfalto velho nas nossas estradas. Infelizmente, não estão fazendo a fresagem, então não perdemos, mas também não ganhamos”, frisou.

Durante a sessão, a vereadora Tati recebeu de um cidadão que acompanhava o debate a sugestão de um desvio. Ele pontuou: “Estou acompanhando o debate sobre o desvio para Papanduva, por conta da SC-477. Conheço uma rota que aumenta um pouco a distância, mas é uma estrada geralmente bem cuidada por ser rota de transporte de leite”.

O vereador Wilmar Sudoski contribuiu dizendo que os municípios podem, sim, ajudar oferecendo alternativas. “Alguns pontos e lugares podem ter desvios. Temos certeza de que algo poderá melhorar. Vale a tentativa e vamos lutar por isso”.

O presidente em exercício, André, concluiu parabenizando o colega Osmar e sugerindo uma sinalização adicional apontando esses possíveis desvios. “Temos que verificar como estão as estradas de chão e, quem sabe, estabelecer parcerias para melhorá-las, dando condições de uso por todos” encerrou a discussão.

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199