Projeto que institui “Dia do Demolay” é aprovado pela Câmara de Canoinhas

por Assessoria de Imprensa última modificação 18/11/2020 09h53
Projeto de autoria do vereador Paulo Glinski teve aprovação unânime dos vereadores. Data será comemorada anualmente no dia 18 de março

O projeto de Lei nº 162/2018, apresentado pelo vereador Paulo Glinski (PSD) e que institui o “Dia do Demolay” em Canoinhas foi aprovado de forma unânime em sua segunda votação, durante a sessão realizada nesta segunda, 25.

O projeto tem como objetivo homenagear a Ordem DeMolay do município, incentivando assim a formação de jovens líderes preocupados com o desenvolvimento caminhando ao encontro da valorização de medidas positivas a favor da juventude do país.

A sessão foi acompanhada pelo presidente do Conselho DeMolay, Gerson dos Santos e pelos jovens participantes da Ordem DeMolay.

A atuação da Ordem DeMolay em Canoinhas foi fundada em 18 de novembro de 2006, patrocinado pelas Lojas Maçônicas da região. Seu nome “Capítulo Canoinhas” é uma homenagem ao município, e durante os mais de 10 anos de atuação, muitos jovens já passaram pelas suas fileiras. Glinski destacou que diversas entidades foram beneficiadas pela Ordem, “ e não citamos nomes das entidades beneficiadas com a filantropia, porque a Ordem prega o anonimato, citando que o que a mão direita faz, a esquerda não precisa saber”.

Vereador salientou que muitas entidades já foram ajudadas pelo “Capítulo Canoinhas”, que além dessa atuação “tem um papel muito importante na formação do cidadão, e exemplifico: não há um início de sessão que não seja ouvido e cantado o hino nacional brasileiro”, exemplificando que as regras de ordem, disciplina e respeito são trabalhadas fortemente na Ordem, formando assim líderes ao longo de sua história em todo o mundo.

A Ordem DeMolay tem contribuído para a formação de vários membros que hoje colaboram para o desenvolvimento da sociedade local e vem atuando na sociedade, realizando uma série de ações sociais e beneficentes, com mutirões de arrecadação de alimentos e atuando como voluntários em diversas iniciativas na comunidade, realizando essencialmente a filantropia aos mais necessitados. Esta importante data será comemorada anualmente no dia 18 de março.

O porque da data escolhida

A data foi escolhida em homenagem a Jacque DeMolay, último Grão-Mestre da Ordem dos Cavaleiros dos Templários que foi queimado vivo em 18 de março de 1314, tornando-se um mártir e exemplo de heroísmo, lealdade, coragem, fidelidade e tolerância. A Ordem DeMolay tem esse nome justamente por causa dessa personalidade.

O Congresso Nacional aprovou a lei nº 12.208 de 19 de janeiro de 2010 e também instituiu o dia 18 de março como o Dia DeMoaly em nível nacional, a ser comemorado todos os anos.  A iniciativa se iguala a inúmeras outras já levadas a efeito em diversos municípios e estados da Federação, reconhecendo os bons serviços prestados pela instituição em todo país e oficializando esta data em seu calendário municipal.

Informações para imprensa:

Sérgio Teixeira da Silva – Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores