Representante do Comitê do Rio Canoinhas faz uso da Tribuna para explicar questionamento de vereadora

por Assessoria de Imprensa última modificação 18/11/2020 09h45

Representante do Comitê do Rio Canoinhas faz uso da Tribuna para explicar questionamento de vereadora

 

Empresa contrata não demostrou organização e sequencia nos estudos e elaboração de um plano para as nossas bacias, faltas de mapas e outros assuntos absurdos, não houve o compromisso da empresa

 

Vereadora Norma Pereira requereu durante Sessão da Câmara de Vereadores de Canoinhas que o representante do Comitê do Rio Canoinhas viesse a esta casa e fizesse uso da Tribuna explicando alguns assuntos referente ao Comitê do Rio Canoinhas. Questionou o andamento da elaboração do plano de bacias do Comitê do Rio Canoinhas e afluentes Rio Negro, contrato com a empresa Universidade do Vale do Itajaí - Univali e demais assuntos de interesse da nossa região.

Donato João Noernberg Representando o comitê participou da sessão da última terça-feira (15), explicou quais entidades que fazem a gestão, falou dos planos de bacias dos rios na região, falou ainda das entidades que fazem parte da bacia e dos comitês que são mais de cinquenta, a situação do plano/estudo das bacias pertencentes a nossa região.
Noemberg falou sobre o contrato da Univali de Itajaí, vencedora do processo de edital público, para execução do nosso plano regional, vários outros comitês já tem ou estão elaborando os planos. O processo de estudo e contratação começou em 2017, com recursos da Fapesc foram gastos quase um milhão e seiscentos mil reais para realizar todo o plano, “maio de 2018 iniciou os estudos, já nos preocupou esse atraso”, comentou Noernberg. Foram cinco etapas para elaboração do plano:
A- como iria acontecer a execução do projeto, plano de trabalho;
B - o envolvimento da comunidade;
C - diagnostico das bacias, recursos hídricos;
D - prognóstico, previsão, perspectiva hídricas para o futuro;
E - o plano propriamente dito, as ações, os projetos, os programas, por exemplo se tivéssemos a necessidade de armazenamento de água na nossa bacia como iriamos fazer, que tipo de ação iriamos fazer, isso e outros. 

Algumas etapas foram realizadas com sucesso, porém no meio do caminho alguns problemas apareceram, chamamos atenção, mas não adiantou, prometeram que durante o plano iriam corrigir. O problema maior foi na etapa C, precisamos de bons dados, “mas a decepção foi grande, um relatório de mais de quinhentas páginas, documentos em desconformidades, mapas elaborados de maneira equivocada, detectamos claramente que não havia uma articulação entre as equipes técnicas que estavam elaborando o plano, em determinado momento era questionado alguns assuntos e os técnicos da Univali não tinham respostas”, pontuou ele.
“Um dos assuntos que priorizamos na pesquisa era sobre o xisto, a empresa informou em relatório a pesquisa sobre o assunto com três linhas” esclareceu Donato, a pesquisa não agradou, o produto não atendeu nossas necessidades, agora vamos aguardar um novo trabalho contratando um técnico especialista em hidrologia, onde foram levantados vinte e dois itens a serem corrigidos nesse parecer.

A Univali respondeu alguns ofícios com alguns argumentos, esperamos que até o final do ano possamos aproveitar o saldo que ainda temos para contratar uma nova universidade para concluirmos os estudos.

Donato Noemberg finalizou dizendo que: “sentimos muito em trazer essas informações aos vereadores e a comunidade, esperamos futuramente trazer um bom plano e bem elaborado, não queremos um plano de gaveta”.

Vereadora Norma Pereira autora do requerimento, parabenizou pelas explicações e disponibilidade de vir a casa e fornecer as ricas informações. 

Informações para imprensa:
Joselito Beluk – Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199
E-mail: imprensa@canoinhas.sc.leg.br
Nosso site: http://www.canoinhas.sc.leg.br
Facebook: https://www.facebook.com/camaracanoinhas/
Instagram: @camaracanoinhas