Reunião avança tratativas para regulamentação de coleta reciclável

por admin última modificação 08/03/2018 21h31
Representantes dos municípios de Canoinhas e Três Barras traçaram próximos passos para normatização do serviço nas cidades

Após o término do período de cadastro dos coletores de materiais recicláveis no município, vereadores e secretários municipais reuniram-se novamente para debater os próximos passos para a regulamentação da atividade no município. Estiveram presentes na reunião o presidente Coronel Mario Erzinger (PR), os vereadores Chico Mineiro (PR), Paulinho Basílio (PMDB) e Camila Lima (PMDB), o Secretário Municipal de meio Ambiente, Hilário Kath, a Secretária Municipal de Assistência Social, Cíntia Aguiar, o Secretário de Agricultura do município de Três Barras, João Francisco Canani Júnior, e demais representantes das secretarias e dos conselhos tutelares das duas cidades.

Durante o encontro, Erzinger explanou informações sobre o processo de regulamentação do serviço de coleta reciclável aos servidores do município de Três Barras. Como um grande número de coletores que atua em Canoinhas fixa moradia na cidade, os envolvidos na normatização consideraram importante a realização de uma ação conjunta entre as duas prefeituras. Com a reunião dos órgãos participantes, o grupo definirá uma comissão responsável para a elaboração de um projeto de normatização da atividade de coleta reciclável. O projeto será apresentado aos demais na primeira semana de abril.

A regulamentação da atividade visa minimizar questões que, atualmente, estão envolvidas na coleta de material reciclável, como os maus-tratos aos animais, a exploração do trabalho infantil e o descarte inadequado de resíduos. Durante a reunião, representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social evidenciaram a importância de um contato direto e atencioso com as famílias que trabalham na coleta, para que a atividade passe a seguir os padrões regulamentados, de modo a beneficiar os municípios e também valorizar quem exerce o serviço.

CADASTRO

Durante o mês de fevereiro, as secretarias realizaram o cadastro dos profissionais que trabalham com a coleta de material reciclável no município. Realizado nas secretarias municipais de Assistência Social e Meio Ambiente e nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), o cadastramento foi concluído no dia 28 de fevereiro e atingiu 48 trabalhadores.

NOVOS ENCAMINHAMENTOS

Com dados pessoais, familiares, e sobre o trabalho com o material reciclável, os órgãos envolvidos na normatização do serviço em Canoinhas pretendem traçar um diagnóstico da atividade no município. As informações também servirão como base para expedir carteirinhas aos catadores, documento que irá determinar a possibilidade do profissional atuar na coleta na cidade.

Com a definição dos encaminhamentos na reunião desta quinta-feira, a Secretaria de Meio Ambiente coordenará a formação da comissão responsável pelo tema, que deverá ser nomeada até o dia 20 de março. A apresentação do projeto de normatização ocorre no dia 06 de abril.

CAVALO DE LATA

A implantação do projeto “Cavalo de Lata”, que visa a substituição dos veículos de tração animal – carroças com cavalos, por exemplo – por veículos de tração humana, é um assunto debatido na Câmara desde o último ano. Idealizado pelo presidente Coronel Mario Erzinger (PR), o projeto está em fase de estudo para ser colocado em pauta. Segundo o presidente, apesar de se tratar de um projeto importante para evitar os maus-tratos aos animais, é preciso estudar as implicações sociais da proibição do uso de animais na coleta de materiais recicláveis. Devido ao valor dos “cavalos de lata” – bicicletas motorizadas com compartimento para carga -, o presidente também relatou que será necessário buscar parcerias para colocar o projeto em prática.

Jornalista Adriane Hess – MTB/PR 0011145

Fones: 47 3622 3396/ 47 9 9616-7123