Secretaria de Agricultura Participa de Sessão e Apresenta Números dos Últimos Três Anos

por Assessoria de Imprensa última modificação 03/07/2024 09h59

Nesta segunda-feira, 1º de julho, o secretário de Agricultura de Canoinhas, Wanderley Dombroski, apresentou na Câmara de Vereadores as estatísticas referentes aos últimos três anos de atividades da secretaria. Dombroski destacou os resultados dos programas de incentivo à piscicultura e à pecuária leiteira, bem como as ações emergenciais em resposta às enchentes de 2023.

De acordo com os dados apresentados, a secretaria utilizou aproximadamente 22,9 mil toneladas de materiais em programas de incentivo e serviços emergenciais, o que corresponde a 15.270 metros cúbicos e 4.987 horas de máquina. Esses números incluem as atividades realizadas em 2022, 2023 e 2024.

No que diz respeito ao atendimento aos agricultores, Dombroski mencionou o vendaval de 4 de outubro de 2023, que afetou diversas localidades do interior de Canoinhas, como Anta Gorda, Rio do Pinho, Boa Vista, Matão, Paula Pereira, Santa Leocádia e Taunay. "A Secretaria de Agricultura deu todo o suporte necessário aos agricultores naquele momento, desde a distribuição de lonas até o levantamento dos prejuízos em campo", afirmou.

O secretário também falou sobre os serviços de assistência prestados após as enchentes que atingiram agricultores em áreas rurais. "Realizamos serviços em 78 pontos, principalmente nas localidades de Salto d’Água Verde, Salseiro, Arroios, Forquilha e Laranjeiras", destacou.

INCENTIVO
No âmbito do incentivo à piscicultura, a secretaria distribuiu 53.800 alevinos (peixes recém-eclodidos para cultivo e reprodução) para 58 produtores rurais. Além disso, foram entregues 1.600 mudas de árvores frutíferas, como laranja, limão, kiwi, pêssego, ameixa, nectarina, caqui, uva, figo e pera, para o cultivo em pomares caseiros.

Quanto ao programa de incentivo à pecuária leiteira, a Secretaria de Agricultura forneceu 1.580 doses de sêmen bovino e 2.227 litros de nitrogênio líquido para abastecimento dos botijões nas comunidades rurais. "Os produtores rurais são capacitados pelos médicos veterinários da Secretaria de Agricultura para realizar procedimentos de inseminação artificial", comentou Dombroski.

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199