Secretária de Educação de Canoinhas Esclarece Vereadores Sobre Investimentos e Desafios na Área Educacional

por Assessoria de Imprensa última modificação 28/06/2024 08h56

Estrutura e Investimentos
A secretária de Educação de Canoinhas, Sonia Stelzner, participou da sessão de terça-feira, 25, da Câmara de Canoinhas para esclarecer dúvidas dos vereadores sobre sua pasta. Em sua apresentação, Sonia detalhou a estrutura da Secretaria de Educação, destacando a abertura de um poço artesiano na escola do Rio d’Areia do Meio e a compra de 33 bebedouros para as escolas. Além disso, ela mencionou a aquisição de kits de material escolar, com um investimento de R$ 290 mil, e melhorias nos prédios das escolas.

Transporte Escolar
No âmbito do transporte escolar, Sonia informou que o município conta com 57 linhas, totalizando 4.987,18 quilômetros diários rodados (4.533,68 em estrada de chão e 453,50 em estradas pavimentadas). A frota inclui nove veículos próprios e 52 veículos de nove empresas terceirizadas, com um investimento total de R$ 6,8 milhões no ano passado.

Alimentação Escolar
Para a alimentação escolar, foram investidos R$ 6 milhões em 2023, com mais de 12,7 mil refeições servidas. Desse valor, 57% foram destinados à agricultura familiar, promovendo a economia local e oferecendo alimentos frescos e de qualidade nas escolas.

Novos Projetos e Investimentos
Sonia anunciou que Canoinhas foi contemplada com um novo Centro de Educação Infantil (CEI), avaliado em R$ 3 milhões, dentro do novo PAC Seleções, além de um ônibus escolar no valor de R$ 469 mil. Ela também destacou que, nos quatro primeiros meses deste ano, Canoinhas recebeu um repasse de R$ 17,9 milhões via Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb). Deste valor, 70% poderiam ser gastos com a folha de pagamento. Contudo, com um custo de R$ 15,9 milhões em salários de professores nesse período, Canoinhas utilizou 82,1% do valor com folha.

Abertura de Novas Vagas
Mencionando diversos projetos pedagógicos em andamento nas escolas, Sonia anunciou que o maior CEI de Canoinhas será inaugurado no segundo semestre, abrindo 253 novas vagas. Trata-se do CEI Ederson Mota, que está prestes a ser concluído no bairro Tricolim.

Questionamentos dos Vereadores

Osmar Oleskovicz questionou sobre obras na Escola Reinaldo Krüger e a revitalização de quadras cobertas. Sonia esclareceu que a Escola Maria Isabel de Lima Cubas agora possui a documentação do prédio próprio e que a Escola da Barra Mansa recebeu R$ 150 mil para a quadra coberta, embora esse valor não seja suficiente para a obra completa. Sobre a ampliação de vagas nos CEIs, Sonia concordou com a necessidade, mas destacou a necessidade de contratar mais professores e monitores. Ela mencionou que o planejamento inclui a construção de um CEI no Alto das Palmeiras.

Tatiane Carvalho questionou sobre problemas no telhado de duas escolas e a segurança nas instituições. Sonia explicou que foram realizados treinamentos de segurança no ano passado e melhorias nos muros de várias escolas e CEIs. Ela destacou que a lei impede o uso de recursos da Educação para pagar vigilantes, sugerindo parcerias com a Polícia Militar para melhorar a segurança.

Zenilda Lemos pediu que Tatiane cobrasse o deputado do MDB, Carlos Chiodini, sobre uma emenda prometida para a cobertura da Escola Frei Fabiano Gadzinski.

André Flenik abordou os problemas da Escola Maria Lovatel Pires, mencionando que a licitação para obras na escola deu deserta. Sonia informou que, se uma nova licitação também falhar, poderá ser feita uma contratação direta.

Presidente da câmara, vereador Mauricio Zimmermann perguntou sobre o CEI de Rio d’Areia de Baixo e a necessidade de um CEI na Paciência dos Neves. Sonia informou que já foram realizadas reuniões com a comunidade do Rio d’Areia de Baixo para melhorias na infraestrutura. Sobre Paciência dos Neves, ela mencionou que a demanda será discutida com a comunidade e levada ao Conselho Municipal de Educação.

Desafios e Planejamento Futuro
Sonia destacou a necessidade de valorizar os professores, afirmando seu desejo de que eles ganhem salários equivalentes aos de secretários e vereadores, mas ressaltou a necessidade de um estudo justo e claro para isso. Ela também mencionou que, apesar do pagamento do piso salarial dos professores, faltam recursos para cobrir o benefício da regência de classe. O Município está pagando altos valores em precatórios, devido ao plano de cargos e salários de 2011, que nunca foi cumprido integralmente, gerando precatórios que passam de R$ 1 milhão.

Números da Educação em Canoinhas
Atualmente, 1.016 pessoas trabalham na pasta da Educação em Canoinhas, sendo:
13 inativos
30 estagiários
1 comissionado
532 em provimento efetivo
539 admitidos em caráter temporário
1 secretário da pasta

A rede municipal de ensino conta com 6.110 alunos, dos quais 686 estudam em tempo integral. Sonia concluiu sua participação afirmando que, como secretária, sua missão é deixar uma contribuição positiva para o futuro da educação em Canoinhas.

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199