Secretária de Educação participa de Sessão da Câmara de Vereadores

por Assessoria de Imprensa última modificação 18/11/2020 09h45

Ainda de forma remota, a sessão desta segunda-feira, 04, da Câmara de Vereadores de Canoinhas, contou com a participação da secretária de Educação, Rosemari Schiessl dos Passos, que fez um balanço de como a pasta está realizando suas atividades mesmo com o decreto de paralisação das aulas em todo o estado de Santa Catarina.

Conforme a secretária, iniciou nesta segunda o Regime Especial de Atividades de Aprendizagem Não Presenciais, estudantes com acesso à internet serão acompanhados pelos profissionais da educação em uma sala de aula virtual por meio do Google Classroom, também foram criados grupos em WhatsApp. Aos alunos que não possuem internet em casa, a secretaria de Educação está disponibilizando o material de forma impressa, e caberá aos pais buscarem o conteúdo nas escolas conforme um calendário já divulgado pela própria secretaria.

A secretária informou que Canoinhas já criou um Plano Municipal para a realização das aulas não presenciais, e dentro desse plano constam as competências de professores, alunos, direção, famílias, entre outros envolvidos no processo. Rosemari ainda comentou que o plano já foi apresentado e aprovado pelo Conselho Municipal de Educação, e que está em consonância com a Medida Provisória instituída pelo Ministério da Educação.

De acordo com a secretária, também estão sendo doados alimentos que estavam nas escolas, que se não fossem doados sofreriam ações do tempo e temperatura como validade, carunchos e queda de energia. Conforme Rosemari a entrega está sendo baseada na Lei 6.490 de 18/03/2020, aprovada pelos vereadores. Estão sendo contemplados os alunos beneficiários do Programa Bolsa Família de acordo com parecer da Comissão Intersetorial da Alimentação Escolar e dos membros do Conselho Municipal de Alimentação Escolar.

A vereadora Camila Lima, que faz parte da subcomissão de Educação da Comissão Parlamentar Especial de Fiscalização do Covid-19, agradeceu a secretária por participar da sessão e sanar muitas dúvidas da comunidade e dos vereadores. A vereadora questionou a secretária sobre a educação especial, conforme Rosemari os professores especializados nessa área também estão trabalhando com a inclusão, está sendo realizado um trabalho individual com cada especificidade.

O vereador Wilmar Sudoski, que também faz parte da subcomissão de Educação, agradeceu a presença da secretária e parabenizou toda a secretaria de educação pelo trabalho que está realizando, o vereador questionou sobre o transporte escolar, tanto os particulares quanto os contratados pelo município. Rosemari comentou que todos os contratos de transporte escolar ainda estão em vigor, mas suspensos, até porque o município paga por quilômetro rodado, como não está sendo realizado o serviço, não há pagamento às empresas contratadas.

A vereadora Norma Pereira comentou da importância dos professores nesse momento, que eles devem receber um suporte grande por parte da secretaria, e que muitos alunos já estão sentindo falta desses profissionais e das escolas. A secretária lembrou que o momento é de muito aprendizado para todos desde professores a alunos. “Talvez se podemos tirar um momento bom de toda essa pandemia, é que a educação vai aprender usar essas ferramentas tecnológicas e as plataformas de comunicação como aliados da aprendizagem”, comentou a secretária de educação Rosemari Schiessl dos Passos.

Falando sobre a complexidade de todo o trabalho da secretaria, a vereadora Zenici Dreher questionou sobre os professores de Educação Física e sobre as nutricionistas da educação, se já há um projeto para repassar aos alunos atividades físicas para serem realizadas em suas casas. Já com relação aos nutricionistas, a vereadora questionou se a secretaria está repassando aos alunos e pais informações nutricionais como são realizadas nas unidades de ensino. Conforme a secretária, os professores de educação física também organizaram atividades para serem realizadas em suas residências, já sobre orientações alimentares, Rosemari comentou que levará a sugestão a equipe de alimentação escolar para que eles analisem e possam colocar em prática.

O presidente da Câmara de Vereadores, Paulinho Basilio, agradeceu a presença da secretária de educação e comentou a importância da formalização da Comissão Parlamentar Especial de Fiscalização e Enfrentamento ao Covid-19, que tem trazido várias autoridades para responderem questionamentos dos vereadores durante as sessões.