Secretário de Administração apresenta dados econômicos aos vereadores

por Assessoria de Imprensa última modificação 18/11/2020 09h44

Participou da sessão de terça-feira, 12, o secretário de Administração e Finanças, Diogo Carlos Seidel, que apresentou um balanço aos vereadores sobre a área econômica do município. A convite do Poder Legislativo, diversas autoridades vêm participando das sessões repassando informações sobre o combate ao novo Coronavírus.

O secretário relatou que o Brasil vinha em um momento bastante positivo nos primeiros meses deste ano, mas com a chegada do vírus a economia nacional entrou em um momento crítico. “O primeiro trimestre, em especial, ele não demonstra ainda a frustação da receita que os municípios, estados e a união sofrerão”, comentou Seidel. O secretário também lembrou que municípios e estados dependem exclusivamente de arrecadação e repasses para efetivamente terem dinheiro em caixa, salientou que Canoinhas teve, nos três primeiros meses do ano, um aumento nas principais arrecadações, mas que em abril, já com a Pandemia, o município diminuiu 10,75% na arrecadação.

Outro ponto abordado pelo secretário foi o aumento dos gastos públicos para o combate ao Covid-19, com compras de máscaras, aluguel de respiradores, despesas com pessoal, entre outras. Diogo também salientou sobre algumas economias que o município vem realizando, como exemplo a suspenção dos pagamentos para a empresa que realiza o transporte escolar, visto que não está acontecendo efetivamente o transporte de alunos.

O vereador Coronel Mário questionou o secretário sobre o impacto financeiro na folha de pagamento dos servidores públicos, em razão da queda de arrecadação, e ainda comentou sobre a dificuldade em encontrar dados financeiros no Portal da Transparência da prefeitura de Canoinhas. O secretário informou que nesse momento não se cogita em falta de recursos para pagamento dos servidores públicos, mas são decisões tomadas mês a mês, e algumas ações serão definidas, o próprio corte de contratos com empresas terceirizadas, como forma de redução de gastos. Diogo também afirmou que tentará ver a possibilidade de deixar mais facilitado as contabilidades relacionadas aos gastos com o combate ao novo coronavírus.

A vereadora Zenici Dreher, que também é servidora da secretaria de saúde, repassou algumas informações a respeito dos gastos com o Covid-19, informou sobre a compra de Equipamento de Proteção Individual (EPI) destinado aos servidores que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus. Zenici ainda lembrou que algumas compras estão sendo realizadas pelo consórcio municipal, e esses dados podem ser acessados no site da Cisamurc. A vereadora também ressaltou que os casos confirmados aumentaram em Canoinhas e em Três Barras, e isso já é um sinal de alerta para todos. “Agora estamos um pouco mais tensos em função dos últimos resultados, onde Canoinhas e Três Barras contam com 23 casos confirmados”, comentou.

O presidente da casa, vereador Paulinho Basilio, agradeceu a presença do secretário de Administração, Diogo Carlos Seidel, e questionou sobre as emendas parlamentares dos deputados Darci de Matos e Carlos Chiodini, se já foram repassadas ao Hospital Santa Cruz. O secretário informou que por questões burocráticas os recursos ainda não foram enviados ao Hospital, todavia Diogo se comprometeu que nos próximos dias as emendas serão repassadas.