Secretário de Habitação expõe situação dos processos de regularização fundiária em Canoinhas

por Assessoria de Imprensa última modificação 02/06/2021 09h23

Mario Erzinger falou também sobre déficit habitacional e previsão de construção de novos conjuntos habitacionais

Matéria: 01

Na sessão do dia 25 de maio, o vereador Wilmar Sudoski (PSD) questionou o secretário de Habitação, Mario Renato Erzinger, de como está sendo realizada a regularização fundiária no Mutirão Menino Deus e como está o andamento dos projetos para construção de novos conjuntos habitacionais, tendo em vista a obtenção de recursos federais, estaduais e municipais. Em resposta ao requerimento de Sudoski, o secretário foi até a Câmara e usou a tribuna na sessão desta segunda-feira, 31, para explicar os questionamentos.

Erzinger disse que quando assumiu a pasta conversou com o prefeito Beto Passos sobre as missões que ele gostaria que ele cumprisse. A primeira, segundo o secretário, seria a construção de unidades habitacionais. Há em torno de 2 mil cadastros ativos na Secretaria de Habitação. “Duas mil pessoas necessitam de moradia e moradia digna no município. Temos um déficit habitacional muito grande”, afirmou Erzinger.

A outra missão que lhe foi confiada à frente da secretaria, segundo o secretário, foi a questão do andamento dos processos de regularização fundiária no município. Para Erzinger, todos os seus antecessores, que estiveram à frente da pasta tiveram a preocupação de agilizar os processos de regularização fundiária que estão em andamento, pois termos de cooperação técnica foram firmados ainda no ano de 2014 entre o Município e algumas empresas para que fosse possível ao término de um determinado período, a entrega das matrículas.

Erzinger fez uma breve apresentação de como andam os processos de regularização fundiária dos Loteamentos Jardim Lavrama, Witt, Jair Côrte, Massaneiro, Zaniollo, Vila Militar, entre outros.

Mario Erzinger solicitou a ajuda dos vereadores do distrito do Campo d’Água Verde para que incentivem a adesão de moradores do Loteamento Menino Deus.  Segundo ele, há um projeto piloto, mas é preciso atingir no mínimo 100 aderentes, para que seja incluído no projeto do Programa Casa Verde e Amarela do Governo Federal. Pelo Programa, o custo da regularização seria de R$ 50. Sem a adesão, a Secretaria deve dar continuidade ao projeto, porém, a contratação terá o custo operacional da empresa que gira em torno de R$ 1,2 mil a R$ 1,6 mil.

Por fim, o secretário falou da preocupação de que sejam construídos novos condomínios residenciais no município, porém, com menos residências. “A intenção da secretaria é de que sejam reduzidos esses conjuntos habitacionais para no máximo 100 casas. Está sendo feito todo o levantamento e referenciamento das áreas para que nós possamos alocar condomínios com menos casas e mais distribuídas no município”, pontuou Erzinger.

Quanto à questão Estadual, o secretário respondeu que não existe nenhum projeto para construção de novas unidades habitacionais. No município, o prefeito autorizou a captação de recursos na ordem de R$ 2 milhões, que deve ser feito com financiamento da própria secretaria. “Em média umas 50 a 60 unidades de 36 a 37 metros com recursos do município”, disse.

Erzinger destacou ainda que nos primeiros quatro anos de Governo de Passos houve um investimento na ordem de R$ 500 mil para melhoria das habitações e a previsão é de que sejam investidos novamente R$ 500 mil até o fim desta gestão.

Vereador Wilmar Sudoski agradeceu a presença do secretário pela forma clara e transparente ao expor como está a secretaria. “Muitas pessoas tem dificuldade em entender o que está acontecendo. Até o final do ano muitas famílias vão ter posse da sua matrícula e é isso que elas clamam, que elas pedem.

Willian Godoy elogiou o trabalho de Erzinger e relembrou que também foi morador do Loteamento Santa Cruz e o quanto sua mãe batalhou para ter o imóvel. “Tenho a certeza de que quando essas famílias forem receber esses imóveis, será uma mudança de vida para elas”, destacou o vereador.

Maurício Zimmermann parabenizou o trabalho do secretário à frente da secretaria e disse que notou que os loteamentos mais antigos são os que estão mais atrasados na questão da regularização. Mas pontuou que da forma como foi exposto, mostra que o Governo do Município está trabalhando em todas as frentes.

Osmar Olescoviz e o presidente da Casa Gil Baiano, também elogiaram o trabalho de Erzinger. “Estão fazendo um ótimo trabalho, sério e é isso que a população de Canoinhas espera e merece”, finalizou Gil Baiano.

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199