Secretário Municipal de Planejamento encerra temporada de Tribuna Livre na Câmara de Canoinhas

por Assessoria de Imprensa última modificação 04/07/2024 10h21

As ações variam desde a construção de parquinhos infantis até a pavimentação de ruas e a modernização de praças públicas

Na última terça-feira, dia 02, aconteceu a 40ª Sessão Ordinária da Câmara de Canoinhas, onde o Secretário Municipal de Planejamento, Rafael Rottili Roeder que também é Arquiteto e Urbanista, encerrou a temporada de Tribuna Livre. Roeder foi o último dos secretários municipais a falar neste espaço.

Durante sua apresentação, Rafael Roeder elogiou a Prefeita Municipal, Juliana Maciel Hoppe, pela busca de recursos junto ao governo estadual e através de financiamentos. Ele destacou que os vereadores também são parte importante das obras conquistadas para a população. Principais ações apresentadas:

Parquinhos para crianças:

• Construção de 11 parquinhos em diversos bairros do município, incluindo Alto das Palmeiras, Piedade, Campo da Água Verde, Cohab I, Cohab II, Cohab IV, Industrial I/Cristo Rei, Água Verde, Loteamento Santa Cruz, Praça do Cesc e Estação de Marcílio Dias.
  • Equipamentos: grama sintética, gangorra, balança, escorregador, torres, bancos, lixeiras e fechamento.
  • Investimento total: R$ 984.999,95 (valor unitário: R$ 89.545,45).
  • Financiamento: R$ 795.337,87
  • Recurso ordinário: R$ 189.662,08

Praça Campo da Água Verde:

• A nova praça incluirá quadra poliesportiva, quadra de areia, academia aberta, parquinho infantil, pista de caminhada, espaço para apresentações, totem de água fria e quente, sanitários, monumento, bancos, lixeiras, floreiras e iluminação.
  • Área total: 6.146,00 m²
  • Investimento: R$ 2.502.960,00
  • Recurso proveniente do deputado Maurício: R$ 2 milhões
  • Recurso ordinário: R$ 502.960,00

Melhorias na Praça Lauro Muller:

• A praça contará com novos equipamentos, reforma de quadra esportiva, nova quadra poliesportiva, arquibancada, quadra de areia, quadra de basquete 3x3, reforma dos banheiros, bancos com floreira, totem de água fria e quente e reforma do chimarródromo.
  • Investimento: R$ 1.069.000,00
  • Recursos do financiamento.

Pavimentação da Rua João Leandro Gonçalves:

• Pavimentação em concreto armado em 1470,49 metros, com duas pistas de rolamento e uma faixa de uso compartilhado para ciclistas e pedestres.
  • Investimento: R$ 5.093.551,00
  • Recursos do financiamento.

Pavimentação Asfáltica da Rua Julio Budant Neto:

• Ligando a Avenida Rubens Ribeiro até a Avenida dos Expedicionários, com 1100 metros de comprimento, duas pistas de rolamento, dois estacionamentos, duas ciclofaixas e canteiro central.
  • Investimento: R$ 1.246.572,00
  • Execução mista pela Secretaria de Obras e empresa contratada, com economia de 25%.

Pavimentação Asfáltica em diversas ruas do município - Etapa 1:

• Diversas ruas serão pavimentadas, totalizando um investimento de R$ 12.547.378,95

Luminárias de LED:

• Programa de eficiência energética da CELESC com investimento de R$ 1.221.528,92 para a troca de 888 luminárias em diversas ruas do município.

Conclusão:

A apresentação de Rafael Rottili Roeder, Secretário Municipal de Planejamento, na Sessão Ordinária da Câmara de Canoinhas, destacou um conjunto robusto de iniciativas voltadas para o desenvolvimento urbano e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. A busca por recursos, tanto estaduais quanto através de financiamentos, mostra o empenho da administração municipal, liderada pela Prefeita Juliana Maciel Hoppe, em concretizar projetos que atendem às necessidades da população. Além disso, a cooperação com os vereadores foi essencial para alcançar essas realizações.

Os investimentos significativos em infraestrutura, lazer e eficiência energética, como a troca de luminárias por modelos de LED, ilustram um planejamento estratégico focado na sustentabilidade e na inovação. A economia gerada por projetos-piloto de pavimentação demonstra uma abordagem inovadora para maximizar os benefícios para os bairros.

Em resumo, as ações apresentadas pelo Secretário Roeder refletem um compromisso contínuo com o progresso de Canoinhas, buscando melhorar a infraestrutura e proporcionar espaços públicos de qualidade para os seus habitantes.

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199