Sessão da Câmara de segunda feira (6) teve discussão de assuntos voltados ao futuro da nossa cidade

por Assessoria de Imprensa última modificação 18/11/2020 09h53

Sessão da Câmara de segunda feira (6) teve discussão de assuntos voltamos ao futuro da nossa cidade

Realizada a primeira Sessão Ordinária do mês de maio, diversos assuntos foram discutidos em plenária. Tivemos a questão, reversão de terreno usado pela UNC, antigo Colégio Comercial ao Município, Projeto de Lei, inclusão do Empreendedorismo como Tema Extracurricular e Transversal na Rede Municipal de Ensino, além de requerimentos, ofícios foram apresentados, lidos e discutidos, e ainda veto parcial ao Projeto de Lei dos Bueiros Inteligentes.

Iniciando a sessão foi discutido o PL que pede a reversão do terreno da área central do município (antigo Colégio Comercial), que hoje se encontra com a UNC. Os Vereadores entenderam e votaram pela retirada do Projeto de Lei. O Vereador Paulinho Basílio iniciou a discussão do assunto cumprimentando os membros da UNC presentes, Presidente da UNC Ismael Carvalho, professor Luiz Roberto Brandes, demais professores e acadêmicos. Basílio informou que conversou com a reitora Solange (UNC), e que ela deverá estar presente a essa casa para trazer mais informações sobre o uso ou não do patrimônio que o prefeito pediu reversão. Wilmar Sudoski lembrou que já teria dado essa ideia de retirada do projeto durante sessão anterior, “vejo que temos que ouvir os responsáveis da UNC”, enfatizou. O Vereador Paulo Glinski lembrou que o PL pode ser votado na sessão de terça feira ou não, “se nos acharmos que as informações prestadas pela reitora são suficientes nós votaremos, mas se acharmos que temos que buscar mais informações votaremos em outra sessão” destacou ele. O Presidente Célio Galeski em sua fala pediu a presença da reitora na sessão de terça feira (7) “com a vinda dela aqui na casa nós iremos resolver se vai para votação já após a reunião ou não”. A reunião acontecerá hoje, terça feira (7), às 18 horas na Câmara de Vereadores.

Durante os trabalhos tivemos dois vetos a Projetos de Lei, um veto parcial ao Projeto de Lei número 05/2019 que “Dispõe sobre a implantação de bueiros inteligentes, no município de Canoinhas", que deverá ser sancionado pelo prefeito municipal com veto ao artigo 6°, que diz que os novos loteamentos deveriam ser já adequados com os novos bueiros inteligentes.

O veto total ao projeto de autoria do vereador Coronel Mário, que trazia o tema, inclusão do Empreendedorismo como Tema Extracurricular e Transversal na Rede Municipal de Ensino, segundo ele em suas explicações, “é de extrema importância para a nossa sociedade, para nossos jovens alunos, lembro da matéria iniciação para o trabalho que muitos de nós tivemos nas escolas, seria algo desse gênero”. O vereador ainda agradeceu ao prefeito Beto Passos que o chamou e explicou os motivos do veto, segundo o prefeito ele teria dificuldades para sancionar o projeto contrário a um parecer do conselho municipal de educação, finalizou vereador. Paulo Glinski, apontou que se o veto veio é por que o conselho tem seus motivos junto a secretaria de educação, o vereador ainda solicitou para que fizessem a leitura da conclusão: “Considerando o histórico e a análise do presente Parecer, respaldado na Constituição Federal de 1988, na Lei n. 8.069/1990 (ECA) e na Lei Municipal n 4.851 de 14 de novembro de 201, que dispõe sobre o Sistema Municipal de Ensino do município de Canoinhas e dá outras providencias, somos pela inclusão deste conteúdo no ensino fundamental, aguardando-se a implantação da Base nacional Comum Curricular, recomenda-se o envio do projeto as instâncias competentes do Sistema Estadual de Ensino”.

Informações para imprensa:

Joselito Beluk – Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores