Sessão da Câmara Mirim recebeu visita de alunos do Senac e do acadêmico de Direito Iury de Alexandrina

por Assessoria de Imprensa última modificação 18/11/2020 09h48

Realizada na tarde de terça-feira (26), mais uma sessão da Camara de Vereadores Mirim, que contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Célio Galeski, do acadêmico de Direito e estagiário Iury de Alexandrina, professores do Senac e alunos que fizeram uso da tribuna livre expondo ideias, atividades do Senac e ainda apresentaram o projeto miniempresa aos vereadores mirins.

O acadêmico Iury explanou sobre o tema feminicídio, tema este que está sendo debatido em nível federal. Houve uma breve contextualização histórica e cultural da sociedade brasileira, afim de demonstrar aos vereadores mirins a evolução dos direitos das mulheres no Brasil e seus efeitos no âmbito jurídico, posteriormente houve a explicação do que é o crime de feminicídio. Em seguida o vereador Jordânio agradeceu a breve explanação e falou da importância de se debater este assunto com os jovens para que todos respeitem as mulheres.

Ocupando a tribuna os alunos do Senac apresentaram o projeto Miniempresa, que é uma parceria do Senac Canoinhas com a Junior Achievement, os alunos construíram ao longo de 12 jornadas uma miniempresa chamada Tecnolife. Nesse período vivenciaram na prática o mundo dos negócios, tendo que captar recursos através de acionistas para formar o capital social, fabricar um produto, vender, pagar impostos, aluguel, salários, enfim todo o processo de uma empresa de verdade.

Para o projeto acontecer, foi composta uma diretoria que conta com um CEO e 5 diretores nas áreas de sustentabilidade, recursos humanos, finanças, marketing e operações, conta também com uma Adviser, a professora Vanuza dos Anjos. Pensando em saúde e sustentabilidade os alunos desenvolveram um produto chamado Powerbike, que é um carregador de celular para bicicleta. A Tecnolife tem como slogan “Sua saúde é a nossa energia”.
O programa é uma oportunidade para ampliar a visão de mundo dos jovens e despertá-los para o empreendedorismo e inovação.

Dando continuidade à sessão, Célio Galeski falou um pouco da sua história de vida aos jovens presentes no plenário. Galeski contou sua origem que é do interior do nosso município, e que nem por isso deixou de estudar, trabalhar, e buscar realizar seus sonhos e objetivos. Galeski aproveitou para deixar um recado dos valores da família, “pai e mãe devem ser respeitados, por mais que vocês jovens achem que eles estão errados, ouçam, deem atenção é a experiência falando mais alto”, concluiu ele.

Dando sequência a sessão os Vereadores Mirins apresentaram suas indicações trazendo temas como a construção de uma creche na área central e da indicação para criação de um aplicativo onde a comunidade terá acesso para fazer sugestões e reclamações aos Vereadores.

O vereador Jordânio explicou sobre sua indicação a qual refere-se à criação do projeto leia um livro, o qual funcionará da seguinte forma, através de arrecadações de livros os vereadores mirins elegeram algumas datas para que sejam deixados alguns exemplares espalhados na área central da cidade contendo um bilhete onde explica que você deve ler e após repassar a outra pessoa, com o intuito que mais pessoas leiam. Finalizando a sessão a presidente agradeceu a presença de todos.

cam_mirim_1.jpg

Informações para imprensa: