Vereador Coronel Mario participa de lançamento do Programa “Remédio em Casa” do governo municipal

por Assessoria de Imprensa publicado 01/10/2018 11h59, última modificação 01/10/2018 11h59

Programa foi lançado neste sábado em Canoinhas

Canoinhas passa a ter um programa que visa ajudar muitas pessoas que necessitam de medicamentos contínuos, mas tem dificuldade de locomoção para retirá-los nas farmácias básicas do município. Nesse sábado, 29, o governo do município lançou o Programa “Remédio em Casa”, uma das propostas de governo do prefeito Beto Passos e sua equipe.

O lançamento aconteceu na Faculdade e Escola Dama com a presença do prefeito Beto Passos, presidente da Câmara, vereador Coronel Mario Erzinger (PR), secretária de saúde Zenici Dreher Herbst, diretor da instituição, Luiz Carlos de Moraes Damasceno, farmacêutica Damaris Pires.

“Esse projeto promete revolucionar o atendimento às pessoas mais necessitadas. Vem ao encontro do que a comunidade precisa e quer”, destacou em sua fala o vereador Coronel Mario.

Secretária de Saúde também frisou que colocar em prática um projeto depende de várias mãos “e quando se trata de assistência farmacêutica e atendimento às pessoas idosas, é importante o envolvimento de técnicos, instituições e pessoas que acreditam na inovação dos serviços de saúde pública”, enalteceu Zenici.

Prefeito Beto Passos comemorou, ressaltando que o início da operacionalização do Programa Medicamento em Casa “será histórico para Canoinhas e fará a diferença na vida das famílias e dos profissionais de saúde”.

O projeto de Lei “Medicamento em Casa” foi aprovado em novembro de 2017 na Câmara de Vereadores, e pelo texto, o programa será instituído para atender somente pessoas com mais de 65 anos e/ou deficientes ou com dificuldade de locomoção, com comprovada residência em Canoinhas.

Os medicamentos devem de ser de uso contínuo e contemplados na lista de medicamentos padronizados na rede básica de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) contemplados na Relação Municipal de Medicamentos (Remume).

Os interessados em participar do programa terão de fazer um cadastro na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa. A pessoa irá passar por uma avaliação e apresentar documentos como CPF, comprovante de residência em Canoinhas, cartão do SUS e cópia autorizada da prescrição médica.