Vereador Edmilson Verka solicita informações da Celesc sobre conclusão e funcionamento da subestação em Rio da Areia

por Assessoria de Imprensa última modificação 18/11/2020 09h53
Quedas e oscilações constantes estão causando prejuízos aos produtores de leite e tabaco
Vereador Edmilson Verka solicita informações da Celesc sobre conclusão e funcionamento da subestação em Rio da Areia

Vereador Edmilson Verka participou de reunião com lideranças da região, na subestação de Rio da Areia do Meio. Foto: Prefeitura de Irineópolis

O primeiro requerimento produzido na sessão deste ano em Canoinhas, trouxe uma reivindicação bastante importante da comunidade do interior da cidade. Assinado pelo vereador Edmilson Verka e também por Célio Galeski, ambos do PR, o documento será encaminhado ao presidente das Centrais Elétricas de Santa Catarina – Celesc, Cleicio Poleto Martins, solicitando mais informações sobre previsão para conclusão e pleno funcionamento da subestação na localidade de Rio da Areia de Baixo.

O pedido, segundo os vereadores, se justifica devido as constantes quedas e oscilações de energia que estão causando transtornos e prejuízos aos produtores de leite, e principalmente de tabaco.

“Recebemos constantemente informações de produtores rurais não só de Canoinhas, mas também de Bela Vista do Toldo sobre os prejuízos que estão tendo devido as constantes quedas de energia que vem ocorrendo, em plena safra da fumicultura que estamos neste momento”, relatou o vereador Edmilson Verka.

A nova subestação irá beneficiar as comunidades de Rio da Areia, Rio dos Pardos, Pinheiros, Barra Mansa, além dos municípios de Bela Vista do Toldo e Irineópolis.

O vereador Paulo Glinski (PSD) complementou a fala de Verka, citando o prejuízo crescente no setor de avicultura. “Fui procurado nas últimas semanas por alguns avicultores que também vem sofrendo prejuízos, visto que nos últimos anos essa produção na região expandiu bastante”, explicou.

Glinski justificou que é um assunto muito sério a ser debatido, sobre os prejuízos dos agricultores. “Essa situação já melhorou muito se compararmos há cinco anos atrás, mas agora precisamos da complementação dessa melhora que é o funcionamento dessa subestação”, concluiu.

Célio Galeski (PR) que também assinou o requerimento, comentou que mesmo tendo diminuído bastante os problemas, os prejuízos ainda persistem, principalmente para os fumicultores. “Quando vou até Barra Mansa, observo que a subestação está pronta, mas o problema que nos foi comunicado é que as linhas, redes de distribuição não estão prontas”. Galeski teve a informação que a conclusão dá obra está prevista somente para outubro deste ano. “E devido as nossas cobranças insistentes nesta Câmara, é que esta obra será concluída”, finalizou.

Segundo informações, em 30 dias subestação será inaugurada

Verka ainda destacou que na última sexta-feira, 1, participou de reunião realizada na subestação da Celesc do Ria da Areia de Baixo o presidente estadual do Conccel – Conselho de Consumidores da Celesc, Herman Sissinbach, engenheiro elétrico da Celesc, Sidney Luiz Correa, representante da FAESC – Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina,Thayrone Teixeira Tonello, além do secretário de agricultura de Irinépolis, Francisco Eraldo Konkol e a vereadora de Irineópolis, Eleni Baum.

O assunto debatido foi o atraso na entrega da obra, e com a presença do engenheiro responsável, foi explicado na reunião sobre o atraso na entrega devido a entrega de equipamentos e problemas com as empresas que não entregaram nos prazos. A obra deve ser entregue em até 30 dias.

 

Informações para imprensa:

Sérgio Teixeira da Silva – Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores

Fone: (47) 3622-3396

E-mail: imprensa@canoinhas.sc.leg.br

Nosso site: http://www.canoinhas.sc.leg.br/

Facebook: https://www.facebook.com/camaracanoinhas/