Vereador Paulinho Basilio questiona prefeitura sobre o não recebimento do Prêmio prefeito Amigo da Criança

por Assessoria de Imprensa última modificação 18/11/2020 09h39

Em todo o final de gestão dos prefeitos do Brasil a Fundação Abrinq concede o prêmio Prefeito Amigo da Criança, para gestores que melhoraram os índices de política públicas para crianças e adolescentes. Conforme o presidente da Câmara de Vereadores, Paulinho Basilio, depois de 3 mandatos consecutivos (2005-2008 / 2009-2012 / 2013-2016) essa é a primeira vez que um prefeito de Canoinhas não ganha o título, mesmo tendo realizado a inscrição para participar da premiação. Na sessão de terça-feira, 07, o presidente apresentou um requerimento questionando o prefeito sobre o não recebimento do título de Amigo da Criança.

“Infelizmente para minha tristeza, e tristeza da gestão, o município essa vez não foi contemplado com o Prêmio Prefeito Amigo da Criança. Isso nos dá um indicativo de que alguma coisa não funcionou, ou mudou o método de avaliação, que sempre foi muito severo e muito rigoroso”, comentou o presidente da Câmara, vereador Paulinho Basilio. A Fundação Abrinq mobiliza e apoia tecnicamente municípios e seus prefeitos na implantação de ações e políticas que resultem em avanços e transformações positivas na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.

A vereadora Camila Lima parabenizou o presidente pelo requerimento, e solicitou para também assinar o documento, e ainda aproveitou para parabenizar os ex-prefeitos Beto Faria e Leoberto Weinert, que com muitos esforços conseguiram receber o prêmio Prefeito Amigo da Criança, em suas gestões.  O Programa Prefeito Amigo da Criança avalia a realidade de cada cidade e identifica prioridades de ações. Ao mesmo tempo, promove o diálogo entre os municípios e avalia, ao fim de cada gestão, os resultados atingidos, reconhecendo e premiando os esforços dos prefeitos no cumprimento de seus objetivos.

Conforme o vereador Paulinho Basilio, autor do requerimento, nos últimos 3 mandatos consecutivos o município de Canoinhas sempre foi vencedor do Prêmio Prefeito Amigo da Criança. O resultado do prêmio dos atuais prefeitos brasileiros foi noticiado no início de julho, e não consta o município de Canoinhas entre eles. “Não é um prêmio qualquer. Quando a gente fala de Fundação Abrinq, falamos de um órgão respeitadíssimo. É um prêmio muito criterioso, com requisitos a serem preenchidos que o município tem que cumprir, mas infelizmente após três edições vitoriosas, o município de Canoinhas deixou de ser amigo da criança”, comentou o vereador.

No requerimento é questionado ao prefeito como foi realizada a avaliação do município nesse ano, por parte da Fundação Abrinq, visto que o município não foi vencedor do prêmio; quais foram às áreas avaliadas pela Fundação Abrinq; e ao que o município atribui, após três premiações consecutivas, ter ficado de fora da lista de premiados.