Vereador Paulinho solicita informações sobre o Tomógrafo e sobre o aumento de casos de Covid

por Assessoria de Imprensa última modificação 02/12/2020 17h01

O presidente da Câmara, vereador Paulinho Basilio (MDB), apresentou dois requerimentos na sessão de terça-feira, 01, ambos relacionados com saúde pública. O primeiro requerimento solicita informações sobre o aumento do número de casos de Covid no município, e sobre a aquisição de mais testes para a população. Já no segundo requerimento, o vereador questiona sobre o conserto ou troca do Tomógrafo do Hospital Santa Cruz.

O primeiro requerimento é direcionado ao prefeito Gilberto dos Passos e a secretária de Saúde Kátia Oliskowski Munhoz, solicitando informações sobre as ações de combate ao Covid. O vereador questiona quais medidas foram tomadas desde o aumento do número de casos; se há testes disponíveis; qual a metodologia está sendo utilizada para a testagem; e não havendo testes, qual a previsão para aquisição. O requerimento solicita ainda que seja enviado um informativo semanal à Câmara de Vereadores, contendo as ações da secretaria de Saúde no combate à pandemia.

“O requerimento é para termos dados oficiais em mãos, até porque eu acredito que a secretaria de saúde esteja sim desempenhando o papel no combate a pandemia, mas por algum motivo não tem feito aquela divulgação que fazia antes do período eleitoral. Talvez seja isso que esteja deixando a população um pouco insegura”, comentou o presidente da casa e autor do requerimento, vereador Paulinho Basilio. Que salientou que vários moradores o procuraram falando sobre o aumento dos casos em Canoinhas.

O outro requerimento, também de autoria do presidente Paulinho Basilio, foi direcionado ao prefeito Gilberto dos Passos, a secretária de Saúde Kátia Oliskowski Munhoz, e ainda ao presidente do Hospital Santa Cruz, Reinaldo de Lima Júnior. No texto o vereador solicita informações sobre a previsão de conserto ou troca do Tomógrafo, questionando qual o valor do conserto ou o valor para a compra de um novo equipamento. Basilio ainda pergunta se já houveram tratativas entre o município e o Hospital para o desfecho da situação e se há previsão da resolução do problema.

A vereadora Zenici Dreher (PL) solicitou a possibilidade de assinar junto o requerimento sobre o Tomógrafo, e também sugeriu questionar qual o público é atendido, quais municípios são atendidos no âmbito da região e se o equipamento presta serviços à pacientes do SUS e/ou planos de saúde, o que foi acatado pelo vereador autor do requerimento.

O presidente da Casa, vereador Paulinho Basilio, comentou que todos os anos a Câmara devolve recursos ao poder executivo, e que o valor que será devolvido esse ano poderia ser aplicado na aquisição de um novo Tomógrafo para o município. “Nós temos o recurso da devolução da Câmara de Vereadores, e esse recurso, graças a todos os vereadores que prezam pela economia, vai passar da casa de R$1 milhão. Então com esse valor já poderiam adquirir um novo equipamento, se esse for o entendimento da prefeitura e do hospital, nós podemos ajudar”, comentou Basilio.