Vereador professor Osmar Oleskovicz usa da tribuna para falar sobre salários dos professores

por Assessoria de Imprensa última modificação 02/06/2021 18h50

Vereador professor Osmar Oleskovicz usa da tribuna para falar sobre salários dos professores

Até dia 11, Município terá de pagar cerca de 752 mil por mês a mais na folha de pagamento dos profissionais de educação

Na sessão desta terça-feira, dia 1º, da Câmara Municipal de Canoinhas, o vereador Osmar Oleskovicz usou a tribuna para falar sobre o salário dos professores e comentou de quando esteve à frente da Secretaria Municipal de Educação.

“Em 2017, iniciamos os trabalhos junto a Secretaria de Educação do município, e tínhamos algumas propostas e demandas para a pasta e para o funcionalismo. Conversamos por muito tempo com os professores, ouvimos eles e as suas demandas. Formamos uma equipe forte e que lutavam pela classe dos professores, a maior reivindicação era que o governo municipal voltasse a pagar prêmio pela sua titulação. É lei e não foi cumprida. Conseguimos devolver esse direito e pagamos. O segundo era o triênio, queríamos deixar tudo igual, fizemos a reforma do estatuto e devolvemos o direito do triênio”, explicou Oleskovicz.

Oleskovicz lembrou que em 2008, foi criado o piso nacional do magistério. Em seguida, em 2011, foi elaborado o plano de carreira dos profissionais do magistério, que passou pela casa de leis em 14 de novembro de 2011.  “Resumindo nós tínhamos as graduações, nível 1, nível 2, nível 3, nível 4 e nível 5, conforme as formações. Óbvio que o professor estudou, mas tinha mais graduações e teria que ganhar mais”, destacou o vereador.

Vereador professor Osmar ainda falou sobre os salários e os valores de aumento com o passar do tempo. Segundo ele, ocorreu um acúmulo de porcentagem até o ano de 2020. Essa lei, segundo o vereador, foi aprovada no ano de 2010, e o governo anterior aprovou a lei e não pagou. “Não cumpriram e agora o governo atual terá de pagar”, disse.

“O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Canoinhas entrou com ação e agora chegou a conta. Até dia 11, o Município vai ter de pagar o valor de aproximadamente R$ 752 mil por mês e terá de colocar na folha de pagamento dos profissionais de educação. E não é só um mês e sim para sempre, lembro ainda que os valores atrasados que não foram pagos e que é de direito dos professores o município deverá pagar no decorrer dos anos, a partir de agora coloca-se em ordem respeitando o diferencial de porcentagem entre os níveis, e é esse diferencial que deverá dar esse acúmulo na folha de pagamento”, finalizou.

osmar_tribuna2.jpg

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores