Vereador Willian Godoy fala sobre Atendimento via WhatsApp pelos Bombeiros

por Assessoria de Imprensa última modificação 18/06/2024 15h44

Vereador Willian Godoy fala sobre Atendimento via WhatsApp pelos Bombeiros

O cidadão quando for acionar os bombeiros via Whatsapp (47 9 8873-8863), deverá digitar escrever o que necessita com o máximo de detalhes, informar ainda a cidade, ponto de referência e enviar a localização fixa ou em tempo real para que a viatura possa ir o mais rápido possível para realizar o atendimento

O vereador Willian Godoy apresentou requerimento de número 250/2024, qual solicita que seja encaminhado um ofício ao Tenente-coronel BM Willian Leal Nunes, Comandante do 9º Batalhão Bombeiro Militar.
A solicitação visa verificar se os bombeiros dispõem de um número de WhatsApp para atendimento ao público dos serviços emergenciais.

Contexto da Proposta
Godoy justifica a proposta destacando a realidade de muitas pessoas que vivem em áreas rurais. Apesar de terem acesso à internet, essas comunidades frequentemente enfrentam problemas de sinal de celular. Em situações de emergência, a falta de sinal impede que esses cidadãos façam ligações para os bombeiros através de rede de celular ou telefone fixo.

Benefícios do Atendimento via WhatsApp
O sistema de atendimento via WhatsApp traz várias vantagens, especialmente para as regiões mais remotas e com mais divulgação esperasse que:
- Acessibilidade: Permitiria que pessoas com acesso à internet, mas sem sinal de celular, possam entrar em contato com os bombeiros rapidamente.
- Variedade de Comunicação: Mensagens de texto, o WhatsApp permite que o envio de mensagens agilize a comunicação, o que pode ser crucial para um atendimento mais eficaz e imediato em situações de emergência.
- Rapidez no Atendimento: Utilizar o WhatsApp pode acelerar o processo de comunicação e assistência, o áudio podem ser mais rápidos e informativos que uma ligação tradicional inclusive com o envio da localização para central dos bombeiros.
- Facilidade para retornar o contato com o solicitante, caso seja necessário buscar mais informações, ou atualizar a situação da emergência como um todo.

Para o Tenente-coronel BM Willian Leal Nunes, Comandante do 9º Batalhão Bombeiro Militar, a medida é de relevante interesse social e para a corporação. Leal comenta que no interior, eventualmente os celulares se comunicam com torres que estão em cidades do Paraná, fazendo com que as ligações de emergência (193) sejam direcionadas para São Mateus do Sul, ou outra cidade, atrasando ou até mesmo impossibilitando a comunicação com a central de Canoinhas.

“Esse foi um dos motivos para ativarmos o whatsapp na Central de Emergências, que sempre terá um bombeiro 24 horas, pronto para atender as ligações ou mensagens, para que possamos prestar o socorro da forma mais eficiente e eficaz possível”, destacou o comandante Leal.

whats_bombeiro.jpeg

193.jpeg