Vereador Wilmar Sudoski anuncia construção de indústria de laticínio em Canoinhas

por Assessoria de Imprensa última modificação 18/11/2020 09h40

Lançado oficialmente em 2014, originário da união de diversas entidades e das prefeituras da região, o Programa Planorte Leite visa o fomento da produção leiteira e o estímulo ao desenvolvimento integrado e sustentável no Planalto Norte Catarinense. Em 2016 o grupo executivo do programa, que tinha a participação do então prefeito de Canoinhas Beto Faria, optou na contratação de consultoria para um estudo de viabilidade para a implantação de uma agroindústria de beneficiamento do leite produzido na região. Essa consultoria foi realizada, e na sessão de ontem, 02, o vereador Wilmar Sudoski anunciou que a construção do laticínio da Cooperativa do Programa Planorte Leite será em Canoinhas.

Após diversos estudos econômicos e de viabilidade, a cooperativa junto com a empresa de consultoria viu a possibilidade da implantação efetiva de uma indústria de laticínios, a partir daí iniciou uma busca por um local ideal para a construção. “E Canoinhas foi contemplada pelas propostas. A consultoria trabalhou para ajudar a definir o local e ficou determinado que a melhor localização é Canoinhas”, disse o coordenador do Programa Planorte Leite, Waldemiro Sudoski, que lembrou que a instalação da Cooperativa agregará valor ao leite cru produzido na região, uma vez que atualmente a maior parte da produção do Planalto Norte abastece grandes indústrias localizadas no litoral e oeste catarinense, além do sul do Paraná, percorrendo distâncias de até 300 km das propriedades leiteiras.

O vereador Wilmar Sudoski informou que acompanha a bastante tempo o desenvolvimento do programa, e que os municípios de Monte Castelo e Papanduva também pleiteavam a construção da indústria em suas cidades. “E foi confirmado que a indústria de laticínios será realmente instalada no município de Canoinhas. Isso por termos um grande grupo de produtores de leite, e por estarmos bem localizados estrategicamente. O município também ofereceu as condições para que tanto a indústria quanto a cooperativa pudessem se instalar aqui”, comemorou Wilmar Sudoski.

A diretoria da cooperativa tem a participação de todos os municípios integrantes do Programa Planorte Leite, tendo como presidente Aldair Gonçalves Padilha. Ainda em sua fala durante a sessão, o vereador Wilmar Sudoski informou que a proposta é que seja construída também uma fábrica de ração anexa ao laticínio, para diminuir custo e melhorar a qualidade do leite produzido na região. O vereador também salientou a importância da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) de Canoinhas, que sempre auxiliou o programa, junto com diversas outras entidades. “Esse é um projeto que é bem canoinhense, é do povo da nossa região, de todos os nossos municípios vizinhos, e que vai estar instalado em Canoinhas. Isso será um grande avanço para toda a economia de nossa região, e com toda a certeza será um sucesso", finalizou o vereador Wilmar Sudoski.