Vereadora Norma pede agilidade em liberações do Mapa

por Assessoria de Imprensa última modificação 18/11/2020 09h40

Na sessão de segunda-feira, 22, a vereadora Norma Pereira apresentou um requerimento solicitando ao Ministério da Agricultura (Mapa) que disponibilize mais auditores para o estado de Santa Catarina, visto que empresas estão tendo dificuldades para liberação e comercialização de alguns produtos. O requerimento é direcionado ao secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, José Guilherme Tollstadius Leal.

Conforme a vereadora Norma Pereira a solicitação é necessária, pois ao que se sabe extraoficialmente, são apenas dois auditores para todo o estado de Santa Catarina, sendo que um está em isolamento e o outro faz parte do grupo de risco. “Imagina a irresponsabilidade de um governo que não pensa no pós-pandemia. A economia não pode parar, temos também que pensar no pós-pandemia, temos que tratar dela com toda a atenção, mas não podemos deixar de pensar no trabalho depois dessa pandemia. Os problemas virão e serão sérios”, comentou a vereadora.

O requerimento solicita que se providencie ou designe um auditor provisório para o estado, para analisar os processos cadastrados no Mapa e, principalmente, os que estão no Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários para Santa Catarina (Sipeagro). No requerimento ainda sugere uma medida prorrogando os prazos de licença ou concedendo uma declaração de responsabilidade do empresário, como ocorreu com a vigilância sanitária no estado de Santa Catarina.