Vereadora solicita aperfeiçoamento do sistema do INSS para facilitar agendamentos de atendimentos aos segurados

por Assessoria de Imprensa publicado 07/08/2018 10h56, última modificação 07/08/2018 10h56
“A reclamação dos segurados é geral. Se faz necessário uma atitude urgente para melhorar esses serviços”, destaca autora do requerimento
Vereadora solicita aperfeiçoamento do sistema do INSS para facilitar agendamentos de atendimentos aos segurados

“O sistema não funciona de forma prática por telefone ou internet, e o INSS não disponibiliza funcionários para atendimento e informações no balcão, o que tornaria mais prático”, explica a vereadora.

Será encaminhado pela Câmara de Vereadores de Canoinhas ofício ao presidente nacional do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Edison Antônio Costa Britto Garcia, e à superintendente regional sul do Instituto, Kathia Maria Moreira Braga. Os pedidos solicitam aperfeiçoamento do sistema de agendamentos de atendimentos, visando o interesse da coletividade de segurados.

Requerimentos foram apresentados na sessão desta segunda-feira, 6, pela vereadora Norma Pereira (PSDB) e assinado por todos os vereadores, explicando sobre as dificuldades que o segurado encontra em agendar serviços pelo telefone 135. “O sistema não funciona de forma prática por telefone ou internet, e o INSS não disponibiliza funcionários para atendimento e informações no balcão, o que tornaria mais prático”, explica a vereadora.

Paulo Glinski (PSD) explicou que “parece que tudo isso é feito para a pessoa não ter o benefício. A situação é estudada e preparada para dificultar”, desabafou. Vereador também comentou que existem pessoas que estão lutando há anos para receber seu benefício, e que com a demora “ muitos já tiveram a sua capacidade de vida diminuída, pois ficaram vários anos sem receber o benefício, sem a possibilidade de comprar seus medicamentos, alimentação, manter suas contas em dia”.

No requerimento são solicitados estudos urgentes e providências nos problemas elencados pelos segurados:

Possibilidade de descentralização do sistema de recebimento de agendamentos, via telefone "135", criando estruturas regionais de conexão entre os segurados e o órgão previdenciário, de modo a aproximar o INSS dos Segurados e uma melhor compreensão no contato verbal entre atendentes e solicitantes;

Que seja criada uma alternativa ao agendamento pelo número 135, disponibilizando um atendente no balcão de atendimentos das agências locais do Órgão Previdenciário, haja visto a enorme dificuldade enfrentadas por segurados do interior dos municípios brasileiros, idosos, analfabetos, carentes e doentes, de modo a facilitar o exercício do direito aos benefícios prestados pelo sistema previdenciário;

Que seja, por outro lado, e ainda com o objetivo de aperfeiçoamento do sistema, ampliado os serviços pelo número 135, possibilitando o contato do segurado também por telefonia celular;

Que seja, com o mesmo objetivo, possibilitado ao Segurado o direito de digitar a opção desejada já no início do atendimento pelo número 135, sem forçar o segurado a aguardar a indicação de todas as opções e número respectivos e, apenas ao final digitar o número correspondente ao atendimento pretendido;

Que seja determinado ao atendente em balcão das agências locais do INSS, atribuída a incumbência de esclarecer ao segurado qual a modalidade de benefício que lhe cabe ou que melhor corresponde as suas necessidades momentâneas, cumprindo-lhe ainda, promover o agendamento respectivo e prestar as demais orientações pertinentes, de modo a evitar o constrangimento do segurado com a mera indicação do número 135 para contato telefônico e agendamento do serviço;

Que seja, no intuito de aperfeiçoamento do sistema, promovido estudo visando a prestação dos mesmos serviços atinentes ao número 135 através da internet e de modo paralelo aos procedimentos sugeridos no requerimento, proporcionar alternativas também ao público que tem no mecanismo virtual maior familiaridade e comodidade.

Informações para imprensa:

Sérgio Teixeira da Silva – Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores

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